Serviços de pagamentos: bancos têm mais 15 meses para se adaptarem às novas regras

A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) anunciou que os bancos vão ter até ao final do próximo ano para se ajustarem à nova directiva de pagamentos, conhecida por PSD2, avança o jornal espanhol “Cinco Días”, que cita uma publicação da EBA.

Inicialmente, o prazo terminava a 14 de Setembro, um ano após ter entrado oficialmente em vigor. Agora, a EBA vem dar mais 15 meses para que os bancos e demais prestadores de serviços de pagamento na União Europeia possam dar todos os passos necessários para se ajustarem às novas regras, já em vigor.

«A maioria dos inquiridos indicou que prefere um período [de transição] de 18 meses para uma migração suave, sem atritos e ordenada», lê-se na nota de opinião da EBA, datada de quarta-feira.

A entrada em vigor em Portugal da directiva europeia sobre serviços de pagamentos, no passado dia 14 de Setembro, trouxe consigo mudanças. As cadernetas deixaram de servir para levantar dinheiro, as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixaram de servir para pagamentos, entre outros alterações, os serviços de pagamentos através da Internet exigem a introdução de dois elementos de segurança para cumprir as regras europeias da «autentificação forte».

 






Comentários
Loading...