Serviços de “nuvem” oferecidos pela Google passam a ser pagos
A Google atraiu milhões de utilizadores ao oferecer os seus serviços de cloud com o lançamento da Google Drive, mas agora quer cobrar por eles. O Google One, serviço idêntico ao Google Drive – tem uma memória muito maior, mas a subscrição é paga, destaca o “Yahoo! Finance”.
Actualmente, o Google Drive oferece apenas 15 gigabytes de memória, enquanto o One dispõe de vários planos, entre os quais um com 100 gigabytes de memória e outro com 200 gigabytes. Só que o primeiro têm um custo de 1,99 euros por mês e 19,99 euros por ano e o segundo custa 2,99 por mês ou 29,99 euros anuais.
A dependência dos utilizadores pode gerar vários milhares de milhões em receita extra para a Google, avança ainda.
A redução de espaço de armazenamento do Google Drive deve-se, sobretudo, a dois outros serviços da gigante tecnológica: Gmail e Google Fotos. O Gmail, serviço de e-mail lançado pela Google em 2004, começou a superar os serviços concorrentes devido ao espaço que oferecia, que foi aumentando a cada dois anos. Porém, este aumento da oferta estagnou em 2013.
Já o serviço da Google Fotos disponibiliza a opção de transferir as fotografias que os utilizadores têm guardadas no smartphone, com sistema operacional Android, para a nuvem da Google.