Sergey Lavrov prepara a sua primeira visita à UE desde o início da invasão da Ucrânia

Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, prepara a sua primeira visita a um país da União Europeia desde o início da invasão militar da Ucrânia, em fevereiro de 2022: o responsável russo vai participar na reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que vai decorrer em Malta, esta quinta e sexta-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou esta quarta-feira o início de uma digressão que levará Lavrov a Valletta, capital maltesa, sendo que posteriormente viajará para o Qatar, indicou a porta-voz ministerial, Maria Zakharova, esclarecendo que os contactos que manterá com líderes internacionais durante a viagem ainda estão a ser examinados.

O ministério informou, mais tarde, que o visto de Zakharova foi cancelado, o que representa “um caso sem precedentes”, que será levantado pela delegação russa em Malta. De acordo com Moscovo, as autoridades maltesas justificaram com “circunstâncias fora do seu controlo”, acusando os países ocidentais de tornar a OSCE “numa plataforma para os seus próprios interesses”, entre eles “a ‘ucrinização’ da agenda”.

Recorde-se que Sergey Lavrov está na lista negra de sanções do bloco europeu, embora não esteja proibido de viajar. A presença do ministro russo levou a que alguns países da Europa Oriental – como Polónia ou países bálticos – a reduzir as delegações no fórum, que terá entre os seus convidados o secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha‎.

Segundo fontes oficiais citadas pelo jornal ‘Times of Malta’, Lavrov estará ausente do jantar formal do primeiro dia, centrado na agressão russa ao país vizinho.






Comentários
Loading...