Sentiu o sismo? Pode ajudar a cartografia do IPMA através deste inquérito

Se sentiu o sismo que ocorreu durante a madrugada, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a solicitar a colaboração da população para mapear a extensão dos efeitos do tremor de terra. Para tal, o IPMA disponibilizou um inquérito que pode ser preenchido online.

O instituto apela aos cidadãos que participaram no inquérito para que “responda de forma tão completa quanto possível”, garantindo que as respostas se baseiam exclusivamente na “sua própria experiência e não na experiência de outras pessoas”. Além disso, é incentivada a inclusão de “comentários específicos e gerais” sobre o evento.

O questionário, conhecido como macrossísmico, está acessível em várias línguas, incluindo português, castelhano, inglês e francês. Para participar, basta aceder a este link. De referir que, devido a muitos acessos ao site do IPMA, este poderá estar indisponível em algumas alturas de maior tráfego.

De acordo com a Proteção Civil, o sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, que foi sentido de Norte a Sul do país durante a madrugada, não provocou vítimas nem causou danos materiais. No entanto, o IPMA pretende recolher dados detalhados para melhorar a compreensão dos efeitos do sismo em diferentes regiões do território.