Sem caixas registadoras nem filas para pagar. Amazon vai abrir o 1.º supermercado na Europa

A Amazon vai abrir o primeiro supermercado na Europa, mais concretamente em Londres, no Reino Unido. É a primeira loja física que a empresa abre fora dos Estados Unidos, e vai ter um formato diferente ao que os europeus estão habituados: vai ser possível sair da loja sem ter de esperar em filas ou ter de passar os artigos na caixa registadora.

“Escolhemos Ealing porque é o tipo de local onde as pessoas gostam de fazer compras localmente e também há boas ligações de transporte”, explicou o diretor da Amazon Fresh Stores, Matt Birch, ao Financial Times.

O conceito da loja será semelhante às da Amazon Go já em funcionamento nos EUA, sendo que a primeira já abriu há três anos. Para poderem entrar, os clientes têm de ter uma conta na Amazon e fazer login na aplicação; isto gera um código para abrir as portas de entrada.

A nova loja no Reino Unido vai dispor da mesma tecnologia “just walk out” que existe nas lojas Amazon Go. Isto permite, então, aos clientes colocar os artigos num saco e deixar a loja. Depois, as compras feitas na loja aparecem como encomendas completas na conta dos clientes e os recibos são enviados por email pouco depois da transação estar concluída.

“Trabalhamos de volta dos clientes”, disse Birch. “Pudemos ver que as filas de espera eram um verdadeiro obstáculo neste tipo de loja”. O conceito de conveniência, centrado em refeições rápidas já preparadas e alimentos básicos, como pão e leite, será a prioridade do supermercado.

O diretor da Amazon Fresh Stores não avançou quantas lojas a empresa pretende abrir. “Abriremos algumas em Londres, testando e aprendendo como obter a melhor reação”, disse, acrescentando que as zonas com boas ligações de transporte seriam as mais adequadas.

Ler Mais