“Seja excecionalmente bom em alguma coisa”. O conselho de Warren Buffett para tempos de inflação
A inflação na Europa está atualmente nos 7,5%, em Portugal cifrou-se nos 7,2% em abril, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), e nos EUA está hoje acima dos 8%. E todas as previsões apontam para que a tendência de subida se mantenha, com perturbações em vários mercados mundiais, como os da energia e da alimentação.
As convulsões nos mercados mundiais estão além do controlo dos consumidores, mas o multimilionário Warren Buffett acredita que as pessoas podem proteger-se de, pelo menos, parte dos efeitos dos aumentos dos preços. Citado pela ‘CNBC’, aquele que é uma das pessoas mais ricas do mundo, figurando atualmente em sexto lugar na lista da ‘Bloomberg’ com uma fortuna avaliada em 116 mil milhões de dólares (cerca de 110 mil milhões de euros), diz que o segredo está no reforço das capacidades, para ser o melhor da sua área.
Buffett acredita que as capacidades são “à prova de inflação” e que se temos algum conhecimento que tenha uma grande procura, então essa procura manter-se-á forte, independentemente dos valores da inflação.
“Quaisquer que sejam as suas capacidades, ninguém lhas pode tirar”, refere, acrescentando que o melhor investimento que pode ser feito é no desenvolvimento pessoal e profissional, e “isso não está sujeito a impostos”.
O conselho agora dado reflete traços daquele que tinha dado em 2009, quando o mundo estava ainda nas garras de uma das maiores crises financeiras de sempre. Na altura, Buffett disse que o melhor que as pessoas podiam fazer era investir para que se tornassem nos melhores nas respetivas áreas, e usou a Coca-Cola como um exemplo, afirmando que o preço não importa nada quando queremos aceder ao que há de melhor no mercado.