Segundo fugitivo de Vale de Judeus capturado vai para cadeia de alta segurança de Monsanto, explica PJ
A Polícia Judiciária (PJ) deu hoje conferência de imprensa sobre a captura do segundo fugitivo que se evadiu da prisão de Vale de Judeus, e que foi agora recapturado pelas autoridades em Trás-os-Montes. Segundo adiantou esta força aos jornalistas, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, irá agora ser encaminhado para a prisão de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.
Luís Neves, diretor nacional da PJ, começou a intervenção com uma palavra de agradecimento à GNR, que auxiliou a operação desta manhã com ações de deteção de explosivos, elogiando “o profissionalismo” dos guardas envolvidos. “Capturar pessoas evadidas não tem nada a ver com a investigação criminal do caso que temos em mãos”, ressalvou o responsável, que depois passou a palavra à diretora da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT), Manuela Dinis dos Santos, adiantando que se mantém “sigilo sobre aspetos que não podemos, nem queremos falar”.
Já a diretora da UNCT adiantou que, ainda que seja “uma decisão que compete aos Serviços Prisionais”, “à partida” o fugitivo capturado irá “para a prisão de alta segurança de Monsanto”. A responsável recordou que ainda há três fugitivos a monte, todos de nacionalidade estrangeira, mas que se mantêm os contactos internacionais com outras forças policiais de vários países, para que se possa chegar ao paradeiros destes evadidos.
“Temos, desde a primeira hora, encetado contactos internacionais. Todas as entidades policiais congéneres estão alerta e atentas e há um canal especial [de comunicação] dedicado a esta matéria. Têm cindo alguns alertas, que não têm sido confirmados”, explicou, sublinhando que foram emitidos os mandados de captura europeus.
Manuela Santos destacou que as autoridades continuam a “desenvolver todas as diligências que se impõem para localizar os evadidos e saber quem apoio materialmente a sua fuga”. “Estamos a trabalhar ininterruptamente”, disse.
O paradeiro do fugitivo “já era conhecido há alguns dias”, segundo explicou a diretora da UNCT, e este tentou fugir da casa onde estava quando percebeu que ia ser capturado pelas autoridades.
“Foi um trabalhos de grande persistência e resiliência, fomos atrás de muitas pistas, e temos que andar com pinças nesta investigação. (…) Mantivemos controlo da situação e, hoje, com a colaboração da GNR, acabámos por proceder á sua captura. Tentou a fuga, efetivamente, mas não houve qualquer hipótese de sucesso”, detalhou a responsável.
A PJ adiantou que, na operação de captura do fugitivo, foram também apreendidas “uma arma, um silenciador, várias munições e vários equipamentos tecnológicos” que permitiam ao recluso comunicar de forma que não fosse detetável pela PJ. “É mais um sinal da preparação e cuidado, e apoio tecnológico, que as estas pessoas têm nestes momentos”, destacou.
A Polícia Judiciária deteve esta manhã o segundo dos cinco presos que fugiram da cadeia de Vale de Judeus no dia 7 de setembro. “O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado, em Trás os Montes, pela Polícia Judiciária, depois de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação desta Polícia, desde o dia da fuga, a 07 de setembro de 2024”, anunciou antes a Polícia Judiciária em comunicado.