SEAT apresenta plano ‘Futuro: Fast Forward’ para liderar caminho para a eletrificação

A SEAT anunciou esta sexta-feira o seu Plano Futuro: Fast Forward, que se propõe a liderar, a partir de Espanha, o caminho para a eletrificação.

Num comunicado emitido a propósito do plano, a fabricante indica que a mudança de paradigma necessária vai além da indústria automóvel. “O futuro elétrico pertence a todos, independentemente da sua idade e interesses”, sublinha a empresa.

Ángel Suárez, Responsável de Física de Veículos da SEAT S.A., apresenta esta abordagem da marca em cinco pontos.

O primeiro, ‘Um futuro para o futuro, que associa a infância à mobilidade elétrica’. “Ambos são o amanhã, e é por isso que é essencial que se conheçam um ao outro. Alejandra Herrera tem 6 anos de idade e quer saber como será o seu primeiro carro. A União Europeia quer que em 2035, quando Alejandra tiver idade suficiente para comprar um, todos os veículos novos sejam de emissão zero”, é explicado no comunicado.

O segundo, sob o lema ‘Novos apoiantes da mobilidade sustentável’. A empresa conta a história de Hayden Badía, de 12 anos, que tem uma grande paixão pelos carros. “O que ele não sabia é como os carros elétricos contribuem para a luta contra as alterações climáticas. O CO2 é um gás com efeito de estufa que retém o calor do Sol na Terra, mas demasiado CO2 provoca o aquecimento global. O carro elétrico permite-lhe conduzir sem emissões de CO2, o que ajuda a salvar o planeta”, explica Suárez, apresentado um dos pontos do plano.

‘Muito mais do que mobilidade’ é outro dos pontos do plano. Mar Bueno, estudante na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), é outra entusiasta. “Quero dedicar-me profissionalmente”, é citada a jovem no plano da SETA.

“O nosso objetivo é fazer de Espanha um hub para veículos elétricos na Europa – imagina quantas oportunidades isto oferece a jovens engenheiros como tu!”, afirma Ángel. “Com as baterias, por exemplo, abre-se um grande campo para a inovação em baterias de estado sólido, que têm uma densidade de energia mais elevada do que as atuais baterias de iões de lítio e, portanto, oferecerão uma carga mais rápida e uma maior autonomia”, continua Suárez.

‘Colocar a Espanha sobre rodas elétricas’, é outras das prioridades da SEAT. A empresa conta a história de Mamen Jover que, aos 79 anos, é pioneira da eletromobilidade, estando já no terceiro carro elétrico. “Hoje percorreu 150 quilómetros para chegar aqui e os mesmos quilómetros esperam-na no caminho de regresso. Teve algum problema?”, pergunta Suárez. Não, mas eu estava preocupada em não encontrar um ponto de carregamento público”, responde Jover. “Antes de mais, esta infraestrutura precisa de ser aumentada”, explica Suárez.

Já Portugal é, de acordo com a ACEA – Associação Europeia de Construtores Automóveis, o 4.º país com mais postos de carregamento por 100 km de estradas.

A rede MOBI.E tem mais de 70 Operadores de Pontos de Carregamento e 20 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, tendo vindo a crescer, tanto em número de postos, quer no aumento da potência disponível: disponibiliza agora 4.175 pontos de carregamento, distribuídos pelo território nacional, incluindo Açores e Madeira, dos quais cerca de 800 pontos são rápidos ou ultrarrápidos (>50 kW).

Dados do governo português dão conta de que, no final de 2020, a rede de postos em Portugal somava 3.076 pontos, cerca do dobro das tomadas instaladas no ano anterior e, em 2021, tem vindo a crescer a um ritmo médio de 31 novos pontos por semana.

‘Cidades inteligentes e elétricas’ é o último ponto do plano da SEAT. “O futuro das cidades passa por torná-las mais sustentáveis e acessíveis”, diz Lucía González Navarrete, co-fundadora da Edenway & Natives, uma consultoria especializada na transformação sustentável de cidades, territórios e empresas.

“Os veículos elétricos serão fundamentais nestas cidades, pois contribuirão para melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído”, explica Suárez.

Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente, atualmente o tráfego é a principal fonte de poluição sonora na Europa.

A SEAT S.A. irá lançar um veículo elétrico urbano em 2025.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...