Se houver uma 3ª Guerra Mundial, estes são os países para onde deve fugir

A subida do clima de tensão a nível global tem levado muitas pessoas a elaborar cenários sobre a III Guerra Mundial, que pode estar num horizonte não muito longínquo. É, pois, natural a questão: quais seriam os países mais seguros no planeta caso eclodisse um conflito? De acordo com o tabloide britânico ‘Daily Mail’, há locais que garantem uma maior probabilidade de sobrevivência.

Antártida

A lista começa não com um país, mas sim um grande continente. Embora a Antártida seja famosa pelo seu turismo extremo, belas paisagens e terreno gelado, é muito pouco provável que se torne palco de batalha numa possível III Guerra Mundial devido à sua localização como o ponto mais a sul do planeta.

Argentina

A Argentina tem um histórico de envolvimento em conflitos – basta recordar os confrontos com o Reino Unido sobre a soberania das Ilhas Malvinas, em 1982. No entanto, o país sul-americano foi considerado o local com maior probabilidade de sobrevivência no caso de uma guerra nuclear.

Estudos apontaram que o lançamento de 100 bombas nucleares poderia libertar tantos detritos para a atmosfera que bloqueariam a luz solar, o que resultaria na perda de colheitas e consequentemente a fome. A Argentina seria um bom lugar para estar graças à sua abundância de culturas resistentes, como o trigo.

Butão

Depois de aderir às Nações Unidas a 21 de setembro de 1971, o Butão declarou-se neutro em relação a qualquer conflito – uma atitude que lhe valeu um lugar frequente de destaque no Índice de Paz Global.

O Butão beneficia de não ter litoral e uma infinidade de regiões montanhosas, o que quer dizer que o país estaria particularmente seguro caso eclodisse a III Guerra Mundial.

Chile

O próximo país da lista apresenta a costa litoral mais longa do mundo, que se estende por mais de 6 mil quilómetros. Tal como a vizinha Argentina, o Chile é ‘abençoado’ com uma variedade de culturas e recursos naturais diferentes.

É também o país da América do Sul com o nível de desenvolvimento mais avançado: ou seja, se tiver de escolher um destino, Santiago, pelo seu nível de infraestruturas e acesso a tecnologia moderna, pode ser o local ideal para fugir do conflito.

Fiji

Para quem gostaria de estar num país remoto no início da guerra, Fiji pode ser a solução. A nação insular – localizada no sudoeste do Oceano Pacífico – fica a cerca de 4.300 quilómetros de distância de seu país mais próximo, que é a Austrália.

Isto, juntamente com uma potencial falta de estratégia militar, uma vez que o seu exército tem apenas 6 mil homens, significa que também tem uma classificação elevada no Índice de Paz Global. Com grande parte do território composto por florestas densas, bem como um abastecimento abundante de minerais e peixes, Fiji pode ser o lugar perfeito para se estar durante a III Guerra Mundial.

Gronelândia

A ilha da Groenlândia, que pertence à Dinamarca, é a maior do mundo: notoriamente remota e politicamente neutra, torna-se o ponto de refúgio ideal em caso de emergência. Tem uma população estimada de 56 mil pessoas, o que a coloca como um alvo muito pouco provável de qualquer superpotência global.

Islândia

A Islândia tem liderado consistentemente o Índice Global de Paz, ganhando a reputação de ser um dos países mais pacíficos do mundo.
Além de ser particularmente remota, a Islândia não precisaria de se preocupar com a sua dependência de recursos de outros países, graças à presença de reservas de água doce, recursos marinhos e fontes de energia renováveis.

Indonésia

Tal como outros países da lista, a Indonésia está incluída graças à sua posição tipicamente neutra em questões políticas em todo o mundo – em 1948, o primeiro presidente do país, Achmed Sukarno, cunhou o termo “livre e ativo” para se referir à sua política externa, sublinhando a intenção de agirem de forma independente nos assuntos internacionais.

Nova Zelândia

Ocupa o segundo lugar no Índice Global de Paz e há muito que é admirada pela sua posição apartidária em relação aos conflitos. A Nova Zelândia, em caso de ataque, conta com a proteção do terreno montanhoso do país para oferecer segurança.

África do Sul

A África do Sul ganha um lugar graças a ser o lar de múltiplas fontes de alimentos, juntamente com grandes quantidades de terra fértil e água doce. A infraestrutura moderna do país também poderá aumentar as suas hipóteses de sobrevivência caso aconteça a III Guerra Mundial.

Suíça

De todos os países do mundo, a Suíça pode ser o mais facilmente associado à neutralidade política. É famoso pela sua posição firme – ou pela falta dela. O país é famoso pela sua posição firme – ou pela falta dela – em questões relativas à política internacional há quase 200 anos, e está bem protegido pelo seu terreno montanhoso, pela sua geografia sem litoral e pelos numerosos abrigos nucleares.

Tuvalu

Anteriormente conhecidas como Ilhas Ellice, Tuvalu está localizada no Oceano Pacífico, aproximadamente a meio caminho entre o Havai e a Austrália. Uma população extremamente baixa de apenas 11 mil habitantes significa que a infraestrutura é escassa em comparação com as principais nações ocidentais. Com os recursos naturais também escassos, Tuvalu parece ser um alvo indesejável no potencial evento da III Guerra Mundial.

Ler Mais