Se as eleições legislativas fossem nas redes sociais, Chega e BE tinham maioria absoluta: saiba quais são os cabeças de lista com maior número de seguidores

Sabe qual é o candidato cabeça de lista nestas eleições legislativas mais presente nas redes sociais?

De acordo com uma análise da ‘Doctor Spin’, consultora de comunicação dedicada à nova economia, ecossistema de inovação e tecnologia – e após uma análise de cada perfil dos candidatos principais por distrito, Europa e fora da Europa, bem como por partido -, o Chega e a Iniciativa Liberal estão em particular destaque.

Os candidatos que lideram as listas dos partidos BE, CDU, Chega, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, PS e da coligação Aliança Democrática (AD) dos distritos de Portugal, regiões autónomas, Europa e Fora da Europa somam mais de 3,5 milhões de seguidores (3.531.824) nas redes sociais ‘Facebook’, ‘Instagram’, ‘TikTok’ e ‘X’ – na análise não foi incluído o Linkedin, rede social naturalmente dedicada à atividade profissional dos candidatos e com menor foco na atividade política.

Sem surpresas, os candidatos #1 de Lisboa acumulam o maior número de seguidores com mais de 1,5 milhões de seguidores (1.546.250) e o Porto surge em 2º lugar com mais de 400 mil seguidores (408.790). André Ventura, líder do Chega e cabeça de lista por Lisboa, é quem lidera a lista, reunindo nas suas páginas de perfil político mais de 1 milhão de seguidores (1.021.600), estando presente em todas as redes sociais analisadas, com uma média de 255 mil seguidores por rede. No Porto, quem encabeça a lista é Marisa Matias, pelo Bloco de Esquerda, com perto de 236 mil seguidores, tendo maior expressão no ‘Facebook’ e na rede ‘X’.

Os cabeça de lista candidatos para integrar o Parlamento de Setúbal e Santarém conquistam o segundo e terceiro lugar em matéria de número de seguidores e foco na sua pegada digital em páginas individuais, acumulando perto de 357 mil seguidores e 217 mil seguidores, respetivamente. Entre os candidatos #1 de cada distrito, é João Seilá da ‘Iniciativa Liberal’ do núcleo de Santarém que conquista mais seguidores (perto de 119.500 seguidores no ‘Instagram’ e ‘TikTok’) e Rita Matias do Chega alcança mais de 117 mil seguidores nas quatro redes analisadas. Somando pouco mais de 9.000 seguidores, Portalegre é o distrito cujos candidatos usam menos perfis políticos nas redes.

Numa análise de número de seguidores de candidatos #1 por partido, é o Chega que lidera a tabela com mais de 1,6 milhões de seguidores, contudo, um volume que se deve, acima de tudo, a André Ventura que conta com mais de 1 milhão como acima referido. Em segundo lugar está o Bloco de Esquerda com 645.122 seguidores, com Marisa Matias (235.700), Mariana Mortágua (209.700) e Joana Mortágua (109.700) a contribuir para este pódio. O terceiro lugar cabe à IL com os candidatos a somar 558.925 seguidores, estando em destaque Carlos Guimarães Pinto (145.403), João Seilá (119.406), João Cotrim de Figueiredo (101.375) e Bernardo Blanco (80.680) no topo de seguidores.

No meio da tabela está o Partido Socialista com cerca de 339 mil seguidores, com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes a liderar o pódio com 93.605 e 46.660 seguidores, respetivamente. Já os candidatos #1 dos partidos Livre, a coligação AD, PAN e CDU contam com menos seguidores, tendo na estratégia dos partidos o foco nas suas páginas oficiais. A liderar o Livre está Rui Tavares com 147.200 seguidores, a AD é Luís Montenegro que reúne 50.300 seguidores, no PAN é Rafael Pinto, por Braga, que recebe o maior número de seguidores (28.480), estando a Inês Sousa Real com 23.131 seguidores nas redes onde está disponível. Na CDU, que habitualmente centra a sua pegada digital nas redes oficiais do partido, é Bernardino Soares (por Santarém) e Alma Rivera (por Évora) que têm mais seguidores nas suas redes com cerca de 14 mil e 12 mil seguidores, respetivamente.

No Top10 de candidatos com mais seguidores consolidados, Chega, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal contam com os candidatos mais “populares” a nível de seguidores, destacando-se ainda o Livre com Rui Tavares. Já os candidatos do PS, AD, PAN, bem como os seus líderes surgem só no Top25.

Ler Mais



Comentários
Loading...