Se a UE “não está na mesa do jogo geopolítico, está no menu”: Borrell apela à união dos europeus para lidar com EUA e China

Josep Borrell, Alto Representante para a Política Externa da União Europeia, alertou esta sexta-feira os 27 que se a União Europeia não estiver “na mesa do jogo geopolítico, estará no menu”: o alerta do político espanhol reforça a necessidade de uma Europa mais unida e forte, capaz de afirmar o seu peso na esfera internacional.

“Se não estiveres na mesa do jogo geopolítico, estarás no menu. E o mesmo se pode dizer da Ucrânia: tem de estar na mesa e não no menu”, argumentou a chefe da diplomacia europeia em declarações ao Parlamento Europeu, à chegada à reunião informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se realiza na Arena Puskás, em Budapeste (Hungria).

Borrell defendeu que “a única receita” para enfrentar os desafios globais e os “perigos reais” é “construir uma Europa mais forte e soberana”, o que passa também por investir “na defesa, mas não só, também em tecnologia”, para garantir “a independência” do bloco europeu.

“Se não formos atores, outros agirão por vós”, insistiu, exigindo uma maior unidade entre os europeus face a China ou os Estados Unidos, sustentando que a UE deve manter o seu apoio incondicional à Ucrânia “não importa o que aconteça”.






Comentários
Loading...