Saúde: Volume de pagamentos em atraso cai para o número mais baixo dos últimos 10 anos

A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, disse esta sexta-feira que foram realizados em Agosto 13.714 testes de diagnóstico à Covid-19 por dia, sendo que  o total desde o inicio da pandemia se fixa em mais de 1,9 milhões de testes.

«Não podemos descurar a segurança em nenhum momento. O vírus não vai de férias e temos de aplicar as medidas de segurança», sublinha a responsável na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

Jamila Madeira fala do investimento financeiro feito nesta altura de pandemia. Neste sentido revela que foram investidos 361 milhões de euros nos primeiros sete meses de 2020: 165 milhões de euros em gastos de pessoal; 48 milhões de euros em farmacêuticos; 48,7 milhões de euros em materiais clínicos; 52,4 milhões de euros em produtos vendidos por farmácias e 90,9 milhões de euros em investimento.

Por esse motivo o volume de pagamentos em atraso do Serviço Nacional de saúde (SNS) foi reduzido «para o número mais baixo dos últimos dez anos», uma descida de  311 milhões de euros, ou seja menos 55%, informa.