SAP sofre golpe de 35 mil milhões na capitalização. Hoje pode ser o seu pior dia em bolsa dos últimos 12 anos
O grupo alemão de software empresarial SAP viu seu valor de mercado cair 29,48 mil milhões de euros esta segunda-feira, com as ações a afundar mais de 20%, após a divulgação dos seus resultados, ‘dececionantes’, referentes ao terceiro trimestre deste ano.
Segundo avança a ‘CNBC’, a empresa, que reduziu sua receita e previsão de lucro para 2020, viu a sua capitalização de mercado cair de 147 mil milhões de euros para 118 mil milhões de euros, naquele que é o seu pior dia de negociações dos últimos 12 anos.
A SAP deu ainda nota de que os bloqueios do combate à pandemia do novo coronavírus vão afetar a procura e as suas relações comerciais até 2022, sendo que a sua estratégia passa essencialmente por apostar tudo na computação na ‘cloud’, competindo com empresas como a Oracle e a Salesforce .
Embora os clientes paguem antecipadamente, e bem, pelos pacotes de software da SAP, a maior parte dos pagamentos para assinaturas da ‘cloud’ chegaram ao fim, detalhou ainda a SAP. Como resultado, a empresa está a abandonar as metas de rendibilidade a médio prazo e alertou que demorará mais do que o esperado para se recuperar da pandemia.
“Como CEO da SAP, tenho que estar focado na criação de valor de longo prazo desta empresa”, disse o presidente-executivo Christian Klein ao “ Squawk Box Europe ” da CNBC, esta segunda-feira.
“Portanto, não posso negociar o sucesso dos nossos clientes e o potencial significativo de receita do SAP pela otimização de margem de curto prazo”, reforçou, assegurando que a SAP espera agora quase triplicar as receitas da ‘cloud’ para mais de 22 mil milhões de euros até 2025.
No entanto, a mudança para o foco na computação na ‘cloud’ reduzirá a margem operacional da empresa em 2023 em aproximadamente 4 a 5 pontos percentuais.
“Continuaremos comprometidos com o crescimento dos lucros, com mais de 11,5 mil milhões de euros de lucro operacional em 2025, o que inclui um crescimento de dois dígitos de 2023 em diante”, rematou Klein.