Santander Portugal premeia a inovação com 30 mil euros e dá a conhecer os 10 finalistas
O Santander deu a conhecer os 10 finalistas das duas categorias dos Prémios Santander X Portugal 2024 durante as Conferências do Estoril, na Nova SBE, pelas mãos de Miguel Belo de Carvalho, Executive Board Member do Santander Portugal, e Inês Rocha de Gouveia, Head do Santander Universidades Portugal.
Na sua 3ª edição, o Prémio Santander X Portugal distribui um total de 30.000 euros em prémios, divididos entre as categorias University e Startup. O objetivo é reconhecer e premiar projetos inovadores com grande potencial de impacto no mercado.
Na categoria University, destinada a projetos em fase de validação com Produto Mínimo Viável (MVP), os finalistas incluem soluções inovadoras nas áreas de saúde, alimentação, futuro do trabalho, cibersegurança e plataformas digitais. São eles: Bookycar, BreastScreening-AI, CareVisits, FreshIST, Lampsy, Make Better Teams, MediHive, Nevaro, ROYALTEA e Rootkey.
Já a categoria Startup, voltada para empresas com produtos ou serviços já no mercado, destaca startups promissoras como Bridge In, Cannabud.AI, Fibersight, PURR.AI, Sage Scan, Sheeper, The Curatist, Yorba e Zero Pact.
Durante o evento, Pedro Castro e Almeida, Regional Head of Europe do Santander e CEO Santander Portugal destacou que “é através de iniciativas como o Santander X Portugal que conseguimos identificar e apoiar ideias que podem transformar setores, contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador do nosso país, bem como para a sua produtividade.”
Inês Rocha de Gouveia reforçou o compromisso do Santander Universidades com o apoio aos futuros líderes: “O Santander Universidades continua empenhado em criar oportunidades para que os líderes do futuro possam alcançar todo o seu potencial.”
“Recebemos mais de 400 candidaturas para esta edição dos Prémios Santander X Portugal, o que demonstra o dinamismo e o espírito inovador que define o ecossistema de startups em Portugal”, refletiu Francisca Vieira Matias, Strategy Specialist do Santander Universidades.
Por sua vez, Isabel Carapeta, Growth Manager da 351 – Associação Portuguesa de Startups acrescentou que “cada um dos finalistas representa o futuro e mostra que a inovação é uma das nossas maiores forças. Estamos muito orgulhosos dos projetos selecionados e ansiosos por ver o impacto que terão no mercado.”
Os vencedores serão escolhidos após um pitch final online nos dias 8 (categoria University) e 12 (categoria Startup) de novembro. Os vencedores de cada categoria receberão prémios monetários e a oportunidade de representar Portugal no Santander X Global Award 2024, competindo com startups da Europa e América Latina.
Os Prémios Santander X Portugal são uma iniciativa anual, em parceria com a 351 – Associação Portuguesa de Startups, e têm premiado, nas edições anteriores, projetos de destaque como OSCAR, ExpressTEC, Windcredible, Ethiack e Pluggable AI, consolidando-se como uma referência no apoio ao empreendedorismo nacional.