Santander e BBVA a menos de 10.000 milhões de alcançar lucro recorde

Os bancos Santander e BBVA beneficiam de uma alta diversificação biográfica e, depois de terem registado um ano de resultados robustos em 2021, estão a menos de 10.000 milhões de alcançar um lucro recorde.

Este recorde aconteceu em 2007, aquando da bolha do setor imobiliário, quando o crédito disparou para níveis nunca antes alcançados.

Segundo o ‘Expansión’, no ano de 2021 o Santander registou lucros de 8,124 milhões de euros, um valor 936 milhões de euros abaixo do ano em que registou o valor mais elevado de lucros. O banco cresceu e aumentou a sua posição geográfica ao proceder a aquisições na Polónia, em Espanha, na Argentina e noutros locais.

Já o BBVA alcançou em 2021 os 4,653 milhões de euros em lucros, excluindo itens extraordinários, um valor que se encontra 750 milhões abaixo do valor recorde de 2007. Estes lucros foram alcançados com praticamente o mesmo balanço de há 14 anos. O banco fez negócio na Turquia e vendeu filiais do Chile e dos EUA.

Estando ambos presentes em mercados como o México e o Brasil, que conseguem crescer a taxas acima dos 10%, o facto de se localizarem em vários sítios em todo o mundo foi crucial para superar as crises mais recentes.

Em vista está também a possível subida subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu este ano, que após vários anos a níveis negativos, podem impulsionar significativamente os lucros dos bancos.

Ler Mais





Comentários
Loading...