Santander, BBVA e CaixaBank confiantes em ultrapassar 12% de lucratividade no futuro

A recuperação económica e as expectativas de redução de custos, resultado dos ajustamentos da rede e da mão-de-obra ao balcão, estão a estimular uma corrida na banca para a cobiçada rentabilidade que tem sido comprometida quase desde a crise de 2008.

O BBVA, o Santander e o CaixaBank têm a ambição de exceder 12% de retorno dos ativos (RoTe) a médio prazo.

O Santander mantém um objetivo de médio prazo entre 13% -15%, que será acessível para o grupo, com a presidente Ana Botín a garantir que está no caminho certo para atingir a meta de rentabilidade.

O objetivo do BBVA, que foi anunciado em novembro, atinge um RoTe de 14%, impulsionado pela esperada melhoria de eficiência graças ao maior impulso tecnológico, e também pela captação de clientes, a sua maior participação na Garanti, que contribuirá com 25% do lucro atribuível em comparação com os atuais 14%, e o foco nos negócios mais lucrativos, como pagamentos, PME, banco privado, gestão de ativos e seguros.

O CaixaBank, que finaliza o seu plano estratégico este ano e cuja apresentação está prevista para esta primavera, pretende fechar o ano com um RoTe de 10%.






Comentários
Loading...