Samsung depende do 5G na Europa para continuar a crescer

A Samsung Electronics lidera o mercado mundial de chips de memória e é também uma das maiores fabricantes de smarpthones, no entanto ainda não conseguiu atingir o topo no que a equipamentos para a rede 5G diz respeito.

De acordo com dados da Dell’Oro Group, a empresa sul-coreana fica atrás da Huawei, Ericsson, Nokia e ZTE, ocupando o quinto lugar no ranking. Olhando para o primeiro trimestre deste ano, a Samsung regista uma quota de mercado de 10-15%.

O segredo para ganhar terreno poderá estar na Europa. Um executivo senior citado pela agência Reuters afirma que a Samsung está a contar que a Europa mantenha o nível de procura por equipamentos e estruturas 5G de forma a alavancar esta unidade de negócio da empresa.

A Samsung está, atualmente, a realizar testes 5G com empresas europeias como Deutsche Telekom (República Checa) e Play Communications (Polónia). Além do Velho Continente, a Samsung também planeia levar os seus equipamentos de rede de nova geração para outras regiões como a Índia, Austrália e Sudeste Asiático, numa estratégia oposta à da Huawei que tem vindo a apostar no mercado interno.

Segundo a Samgun, desde que o 5G começou a ser disponibilizado, um pouco por todo o globo, em 2019, o número de novos clientes em busca deste tipo de equipamentos e sistemas tem crescido a uma média de 35% por ano. O objetivo da empresa é ocupar um lugar no top 3 dos principais fornecedores de equipamento 5G.