Salário mínimo numa das cidades mais caras do mundo aumenta… 29 cêntimos

Hong Kong, aquela que é uma das cidades a ocupar o ranking das mais caras do mundo, acabou de por em ação um aumento no salário mínimo… de 29 cêntimos por hora. A parca subida levou a uma avalanche de críticas ao Governo.

O aumento tinha sido anunciado em janeiro e entrou em ação a 1 de maio. A subida do salário mínimo, em 2,5 dólares de Hong Kong por hora, significa que o salário mínimo é agora de 40 dólares, um aumento de 7%.

Anteriormente, estava fixado em 37,5 dólares de Hong Kong por hora o salário mínimo, que não era alterado desde 2019, devido à pandemia da Covid-19.

Na realidade, com a inflação cumulativa entre 2019 e 2022, de 7%, significa que o aumento foi, na realidade, já engolido pelo aumento do custo de vida.

Vários grupos de ativistas criticam a medida, naquela que, em 2022, foi considerada pela Mercer a cidade mais cara do mundo para viver.

“O que é que se compra com 40 dólares de Hong Kong? Uma refeição no McDonald’s? 150 gramas de carne de porco? Ou 6% de um bilhete para a Disney? Qual é, então o valor do trabalho?”, questiona a ONG Hong Kong Labour Rights Monitor, citada pelo Business Insider.

O aumento “é absolutamente irracional e injusto”, defende Kingsley Wong, presidente da federação de sindicatos de Hong Kong.

Ler Mais





Comentários
Loading...