Saiba como manter uma relação forte entre funcionários em ambiente remoto ou híbrido
Desde que começou a pandemia em março de 2020 e a maioria das empresas adotaram o teletrabalho, os líderes empresariais viram as relações com os trabalhadores dificultadas ou até negligenciadas.
Mas não foram só os líderes que sentiram essa distância. Os próprios funcionários sentiram que criaram menos relações com os colegas, por estarem a trabalhar a partir de casa.
Deste modo, em declarações ao site ‘Inc.’, Steve Hatfield, da Deloitte, partilhou alguns métodos para ajudar as empresas a fortalecer as relações com os trabalhadores:
– Definir parâmetros para as reuniões: agora que o trabalho já é maioritariamente hibrido, é importante realizar reuniões onde toda a gente esteja presente, tanto as pessoas que estão no escritório, como as que estão casa. Desta forma, toda a gente se vai sentir incluída.
– Mostrar preocupação e interesse pelos funcionários: fazer com que todos os membros da equipa saibam que continuam a ter voz e importância para a empresa, mesmo estando a trabalhar de casa.
– Estabelecer um sistema de entreajuda: os programas de mentores podem ajudar toda a gente a estabelecer mais relações dentro da empresa, principalmente para recém-chegados.
– Criar momentos para os funcionários se relacionarem sem ser em ambiente de trabalho: os eventos de team Building e os almoços de equipa são dos melhores eventos para impulsionar a socialização.