Saiba como identificar um trabalhador com potencial de crescimento
Existem dois tipos de candidatos: os experientes e os que têm potencial de crescimento. Grandes equipas de trabalho, consistem numa mistura entre os dois grupos.
Através das perguntas certas, saberá identificar quais são os trabalhadores com maior capacidade de crescimento para, no futuro, serem profissionais de excelência nas empresas onde colaboram.
1 – “Qual foi a coisa mais difícil que fez na vida?” – Superar as adversidades é um pré-requisito para uma boa contratação. Estas precisam de estar fora da sua zona de conforto para crescer rapidamente. Fazer a pergunta sobre qual foi o seu maior desafio, ajudará a perceber que experiência têm ao nível do trabalho ético;
2 – “Conte-me uma ocasião em que recebeu um feedback difícil e construtivo. Como lidou com isso?” – As pessoas com mentalidade de crescimento sabem que não têm todas as respostas. Elas querem trabalhar em situações que as impulsionem a evoluir.
A recetividade ao feedback é o fator diferenciador entre uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa. As pessoas que querem crescer usam o feedback construtivo como combustível e aprendem a desejá-lo; os outros consideram-no um ataque.
Após estas perguntas e decisão tomada, ajude a aumentar o potencial do profissional:
1 – Dê muita responsabilidade – Experiência é o melhor professor. Pessoas com experiência querem oportunidades para provar as suas qualidades. Dar muita responsabilidade irá mantê-los motivados;
2 – Ajude a construir através do exemplo – A maior parte da aprendizagem não acontece por meio de cursos. Há alguma utilidade na parte teórica, mas a melhor maneira de ajudar alguém a crescer é combiná-los com exemplos práticos de quem já fez o mesmo caminho;
3 – Crie um ambiente no qual não há problema em falhar – Todas as pessoas falham. Particularmente nos primeiros dias de uma empresa, errar faz parte do sucesso. Se criar um ambiente de segurança psicológica, no qual o fracasso é aceitável, estará a ajudar as pessoas a crescer.