Saiba até quando foi administrada a vacina da varíola em Portugal e como confirmar se foi vacinado

As autoridades de saúde mundiais estão a monitorizar atentamente o recente surto de varíola dos macacos. Já foram identificados mais de 90 casos positivos em diversos países, incluindo Portugal.

Nesta altura, as autoridades de saúde já avaliam a possibilidade de avançarem com uma estratégia de vacinação contra esta doença. Embora não exista uma vacina contra a varíola dos macacos, a vacina contra a varíola humana pode ser utilizada, uma vez que tem uma eficácia de 85% contra a varíola dos macacos.

Os sintomas das duas doenças são muito parecidos, mas a taxa de mortalidade da varíola dos macacos é muito inferior à da varíola humana que causou até 500 milhões de mortes no século XX.

Quando deixou de ser administrada a vacina da varíola em Portugal? 

A vacina contra a varíola humana teve um impacto decisivo para debelar esta doença, que foi considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1979.

De uma forma geral, a vacina deixou de ser inoculada a partir de 1980. No entanto, há datas diferentes para a interrupção da administração da vacina contra a varíola humana.

Em Portugal, a vacina contra a varíola deixou de ser administrada em 1977, ano em que saiu do Plano Nacional de Vacinação. Este foi o ano em que foi detetado o último caso de varíola.

Como pode saber se foi vacinado contra a varíola? 

Muitas pessoas em Portugal podem ter uma imunidade elevada contra a varíola humana por terem sido vacinados contra esta doença até 1977.

Caso não tenha a certeza se foi inoculado contra a varíola humana, há duas formas de o saber. Uma dessas formas é através do boletim de vacinas. A outra é através do historial clínico que tem no seu centro de saúde.

Ler Mais