“Sabedoria”, “inteligência” e “determinação”: Marcelo Rebelo de Sousa recorda a Rainha Isabel II
O Presidente da República recorda a Rainha Isabel II como sendo uma pessoa de “uma inteligência, uma sabedoria, uma experiência, um sentido de Estado, uma determinação e uma coragem, física e psíquica, ilimitadas”.
Marcelo Rebelo de Sousa aponta que a monarca considerou sempre “as relações com Portugal como prioritárias na sua visão da política externa do Reino Unido”.
“Marcou uma parte significativa do século XX e ainda as primeiras duas décadas do século XXI”, frisou, apontando como traços marcantes da rainha “a inteligência, a perspicácia, a capacidade de entender os grandes estadistas ou políticos internacionais”.
“Conheceu vários líderes americanos, vários líderes soviéticos, e depois russos, vários líderes chineses” e privou “com dezenas de líderes europeus, mas também africanos, sul-americanos e asiáticos”.
Em nota publicada pela Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida”.
“Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado”, salienta.
O Presidente da República acrescenta ainda que “para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016”.