Sabe qual o país do mundo com melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Conheça o ranking

Num mundo onde o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma prioridade cada vez mais valorizada pelas pessoas, um estudo recente mostrou quais os melhores países do mundo para equilibrar vida pessoal e profissional.

O estudo da empresa ‘comparethemarket’ considerou uma série de fatores, incluindo o número de horas médias de trabalho por ano, dias de férias remuneradas e licenças por doença, maternidade e paternidade. Com base nesses critérios, revela o ‘ABC’, os cinco melhores países do mundo para equilibrar vida pessoal e profissional são:

  1. Espanha: Classificada em primeiro lugar, a Espanha oferece o maior número de dias de férias remuneradas anuais, 30, além de extensas licenças médicas e de maternidade e paternidade remuneradas.
  2. Luxemburgo: Em segundo lugar, o Luxemburgo oferece mais de seis semanas de licença médica remunerada, embora haja uma diferença substancial na licença de maternidade e paternidade entre os pais.
  3. França: Na terceira posição, a França destaca-se com 30 dias de férias remuneradas por ano e extensas licenças médicas remuneradas.
  4. Países Baixos: Em quarto lugar, os Países Baixos têm uma das médias anuais de trabalho mais baixas, além de oferecer licença paternidade 100% remunerada.
  5. Finlândia: Completando os cinco primeiros lugares, a Finlândia oferece 30 dias de férias remuneradas e extensas licenças médicas remuneradas.

Embora os países nórdicos tenham dominado as listas anteriores, a Finlândia foi o único representante desta região este ano. No entanto, todos os países destacados são na Europa, com outros países europeus como Bulgária, Estónia, Eslovénia, Lituânia e Áustria entre os dez primeiros.

Fora da Europa, o Chile lidera como o primeiro país não europeu, enquanto os EUA ocupam a última posição. O estudo destaca ainda que os EUA não têm férias remuneradas, licença por doença, maternidade ou paternidade a nível nacional.