Sabe quais são as licenciaturas mais (e menos) valorizadas no mercado de trabalho em Portugal?
Informática, Matemática, Saúde e Direito são as licenciaturas mais valorizadas no mercado de trabalho português, com um prémio salarial que em 2021 ultrapassou os 50% – já Arquitetura ou os Serviços de Segurança continuam a ser as áreas menos valorizadas. Esta é a conclusão do estudo do Centro de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas (Planapp), apresentado pelo jornal ‘Público’, que apontou ainda o recuo do prémio salarial associado à licenciatura – passou de 47% em 2010 para 40% em 2021.
O estudo destacou que as ciências veterinárias, da vida e as humanidades foram as áreas que mais posições desceram no ranking dos prémios salariais – para níveis inferiores a 40%. Já informática foi a que mais subiu.
De acordo com a Planapp, estas dinâmicas refletem “um aumento da procura por competências especializadas e técnicas” nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, das ciências exatas e da saúde, da engenharia e das ciências empresariais e do direito.
Para os trabalhadores com ensino superior, o pico do prémio salarial (comparando com a situação de apenas terem o ensino secundário) ocorreu em 1996, atingindo um valor de 54%. Desde então, o prémio tem vindo a reduzir-se a um ritmo constante, chegando, em 2021, a níveis perto dos 42%. Esta queda ocorreu apenas entre os licenciados: no início da década de 2010, ter uma licenciatura oferecia um prémio salarial na ordem dos 47% face ao ensino secundário, percentagem que caiu para 40% em 2021.
Esta descida, sustentou o Planapp, poderá estar relacionada com a dinâmica dos salários dos trabalhadores com ensino secundário. “Cerca de 25% dos trabalhadores com ensino secundário auferem um nível de remuneração equivalente ao salário mínimo, obtendo, assim, atualizações salariais impostas por força da lei”, referiu o estudo, salientando que os licenciados não terão conseguido aumentos dessa magnitude.