Sabe o que é o ‘skimming’? É a razão pela qual a polícia desaconselha a utilização de multibancos na rua

As formas e técnicas como os cibercriminosos procuram obter os dados pessoais e bancários de uma pessoa nunca param de crescer e, sobretudo, de mudar: quando pensamos já não haver mais meios para nos enganar, há sempre um truque na manga, aproveitando elementos do nosso dia a dia.

Os multibancos, por exemplo: continuam a ser dispositivos muito utilizados, especialmente no verão, em viagens turísticas em que só aceitam dinheiro. Mas, lembrou o jornal espanhol ‘El Economista’, o simples gesto de levantar dinheiro num ATM na rua pode mesmo levar ao roubo do nosso dinheiro. Em causa estão técnicas de skimming, que se tornaram populares no país vizinho: recentemente, a Polícia Nacional desmantelou um grupo criminoso que tinha conseguido defraudar quase 200 mil euros com esta técnica em Valência.

As autoridades espanholas detiveram três pessoas, sendo que não se pode descartar a possibilidade de serem encontradas mais pessoas envolvidas num esquema que consiste na utilização de elementos físicos concebidos especificamente para imitar partes de um multibanco, com dispositivos eletrónicos capazes de copiar e armazenar os dados contidos das fitas magnéticas.

Ou seja, quando uma pessoa passa ou insere o seu cartão de débito ou de crédito, o dispositivo copia os dados e o cibercriminoso consegue clonar o cartão e utilizá-lo enquanto quiser até que se dê conta.

O perigo está nos ATM que estão na rua, com especial atenção para os individuais que não estão vinculados à uma agência bancária nem a nada, pois têm menos vigilância e são mais suscetíveis de serem modificados com estes elementos.

No entanto, anote estas dicas para evitar ser vítima deste golpe:

– evite os ATM que se encontram na rua: sempre que possível, é mais aconselhável utilizar os ATM localizados no interior de agências bancárias ou em centros comerciais.
– Cubra o teclado ao introduzir o PIN: quando for introduzir o seu PIN, cubra o teclado caso existam microcâmaras instaladas que captem a combinação.
– reveja periodicamente as suas transações bancárias: os atacantes utilizarão o seu cartão até que se aperceba do roubo, por isso verifique as suas transações de vez em quando, para garantir, na pior das hipóteses, que o roubo seja o menor possível.

Ler Mais





Comentários
Loading...