Russos estão cansados da guerra de Putin: quase metade apoia solução pacífica para o conflito na Ucrânia, revela sondagem

Quase metade dos cidadãos russos apoiam uma solução pacífica para acabar com o conflito na Ucrânia, segundo revelou uma sondagem realizada pelo grupo de pesquisa ‘Russian Field’: 48% dos entrevistados indicaram que a Rússia precisa de avançar para negociações de paz com Kiev, ao passo que 39% mostraram-se a favor da continuidade da operação militar em solo ucraniano.

Os entrevistados do sexo masculino e os com mais de 45 anos são os mais propensos a apoiar a invasão da Rússia, apontou a pesquisa: já as mulheres e os entrevistados mais jovens inclinam-se a favor das negociações de paz. Este foi o resultado mais expressivo a favor de um fim pacífico da guerra na Ucrânia desde que o grupo de pesquisa iniciou sondagens junto da opinião pública, em fevereiro de 2022, pouco depois do início da invasão da Ucrânia.

Um número esmagador de entrevistados – 74% – indicou que apoiaria Putin se ele assinasse um acordo de paz “amanhã”, em comparação com apenas 18% que disseram que não apoiariam o fim da guerra. Segundo o ‘Russian Field’, o apoio público a uma solução pacífica rápida está quase no seu ponto mais alto desde o início da guerra.

A sondagem da ‘Russian Field’ vem confirmar os resultados de uma pesquisa do ‘Levada Center’ da Rússia, que apontaram que 70% dos russos apoiariam Putin se este decidisse encerrar o conflito naquela semana. No entanto, num cenário em que o fim da guerra incluiria a devolução dos territórios anexados, apenas 34% mostraram-se favoráveis a negociações rápidas. O apoio à invasão da Ucrânia por Putin atingiu o nível mais baixo de sempre nas sondagens desde setembro, referiu o ‘Levada Center’: apenas 38% dos inquiridos apoiam as ações da Rússia na Ucrânia.

Vladimir Putin prepara-se para lançar a sua candidatura a um quinto mandato nas próximas semanas: as eleições presidenciais estão marcadas para março.