Rússia volta a bombardear o seu próprio território: bombas planadoras atingem acidentalmente Belgorod

A Rússia voltou a bombardear acidentalmente o seu próprio território, perto da fronteira com a Ucrânia enquanto realizava ataques na cidade de Kharkiv, segundo revelou esta segunda-feira a revista ‘Newsweek’, naquele que foi o mais recente incidente de Moscovo a visar inadvertidamente a sua própria população.

De acordo com relatos de Inteligência de código aberto e meios de comunicação alinhados à Ucrânia, no passado sábado um jato russo, que realizava ataques guiados com bombas planadoras na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, lançou por engano munições em Belgorod.

A região, que fica na fronteira com o nordeste da Ucrânia, tem sido palco das retaliações da Ucrânia em território russo. De acordo com Anton Gerashchenko, ex-assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, disse que uma bomba guiada “caiu num setor residencial e explodiu”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no passado sábado que a Rússia lançou “quase 70 bombas aéreas guiadas contra as nossas comunidades fronteiriças e posições na frente” no dia anterior.

De acordo com Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, uma explosão na cidade de Belgorod feriu cinco pessoas. Não houve mortes, sustentou, acrescentando que foram danificados 30 casas e 10 carros, sem oferecer mais informações sobre a origem da explosão.

Os jatos russos disparam bombas guiadas com precisão fora do alcance das defesas aéreas de Kiev e planam em direção ao alvo, muitas vezes com efeitos devastadores. Autoridades ucranianas em Kharkiv relataram vários ataques, incluindo aqueles que utilizaram bombas aéreas guiadas, nos últimos dias.

Em janeiro último, a Rússia bombardeou por engano a aldeia de Petropavlovka, na região de Voronezh. O Ministério da Defesa disse na época que houve uma “descarga anormal de munição de aeronave” sobre a vila, de acordo com os media estatais russos. Poucos dias depois, um jato lançou acidentalmente uma bomba FAB-250 em Rubizhne, na região anexada de Luhansk, na Ucrânia.

Em abril de 2023, um avião de guerra russo bombardeou acidentalmente Belgorod, causando uma enorme cratera e uma grande explosão na cidade.

Ler Mais