Rússia usou pelo menos 20 mísseis da Coreia do Norte em ataques contra a Ucrânia nos últimos dois meses

As forças russas usaram pelo menos 20 mísseis balísticos da Coreia do Norte em ataques contra a Ucrânia, desde o final de dezembro, revelou esta quinta-feira o Serviço de Segurança ucraniano (SBU).

Os investigadores dão conta de que os mísseis Hwasong-11, também conhecidos por KN-23 e KN-24, lançados por Moscovo mataram pelo menos 24 civis e feriram outros 100, na Ucrânia.

A equipa divulgou, em comunicado, imagens dos destroços do que indicam ser um míssil balístico norte-coreano KN-23.

A Rússia usou estas armas pela primeira vez, segundo os registos ucranianos, a 30 de dezembro de 2023, num bombardeamento à região de Zaporíjia.

Desde então, os ataques com estes mísseis têm-se multiplicado e tornado mais comuns. Ainda em fevereiro, os mísseis norte-coreanos foram usados para atacar cinco aldeias em Donetsk, matando 17 civis.

“Os invasores também dispararam mísseis norte-coreanos contra casas privadas de residentes de Kharkiv e, assim, mataram três civis. Mais de 60 residentes de Kharkiv ficaram gravemente feridos”, disse o porta-voz da SBU, Artem Dehtiarenko, no comunicado.

O SBU abriu dois processos criminais relacionados com a utilização dos mísseis, e esta agora a tentar perceber quais as rotas estratégicas utilizadas para o fornecimento de armas norte-coreanas à Rússia.

Ler Mais





Comentários
Loading...