Rússia testa lançamento de míssil hipersónico no aniversário de Putin
A Rússia lançou o míssil de cruzeiro hipersónico, Tsirkon, e atingiu com sucesso um alvo no Mar de Barents, no 68º aniversário do Presidente Vladimir Putin, esta quarta-feira, avança a agência Reuters.
Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior do exército russo, disse que o teste foi realizado a partir do navio Almirante Gorshkov que se encontrava no Mar Branco, no norte da Rússia.
Putin, que se comprometeu a reforçar a presença militar russa no Árctico, falou de mísseis hipersónicos e de uma nova geração de armas russas num discurso em Março de 2018.
Esta quarta-feira, elogiou o lançamento do teste. “Este é um grande acontecimento não só para as forças armadas, mas também para toda a Rússia, para todo o país”, disse Putin a Gerasimov, citado pela Reuters.
O teste de Tsirkon surge no meio de tensões sobre o controlo de armas entre a Rússia e os Estados Unidos. O novo START, o último grande pacto de armas nucleares em vigor entre os dois países, deverá expirar em Fevereiro.
Segundo Gerasimov, o míssil atingiu o seu alvo a uma distância de 450 quilómetros em quatro minutos e meio, após ter atingido velocidades hipersónicas superiores a Mach 8 (oito vezes a velocidade do som).
O chefe do Estado-Maior do exército acrescentou que os testes iriam continuar e que os navios de superfície e submarinos russos estariam armados com o míssil quando esses testes estivessem concluídos.
A Rússia terá testado com sucesso o míssil a partir de um navio militar pela primeira vez em Janeiro.