Rússia realiza exercícios com lançadores móveis de mísseis nucleares Yars

O Ministério da Defesa da Rússia informou, esta sexta-feira, que estava a conduzir exercícios que envolviam lançadores móveis de mísseis nucleares Yars, menos de um mês depois de ter realizado exercícios táticos de implantação de armas nucleares ao lado da aliada Bielorrússia.

Citado na agência ‘Reuters’, o ministério salientou que as tripulações dos lançadores de mísseis em pelo menos duas regiões diferentes deveriam mover-se mais de 100 quilómetros e praticar camuflagem e implantação – publicou mesmo um vídeo de um lançador móvel a manobrar ao longo de estradas florestais e a assumir posição antes de as tropas o cobrirem com redes de camuflagem.

“Exercícios semelhantes serão realizados por outras unidades de mísseis num futuro próximo”, indicou o Ministério da Defesa.

Em junho, a Rússia conduziu exercícios táticos de armas nucleares com a Bielorrússia, depois das acusações do Kremlin sobre as ameaças de potências ocidentais: de acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, Moscovo não tinha necessidade de usar armas nucleares para garantir a vitória na Ucrânia, mas acrescentou que não descartaria mudanças na doutrina nuclear do país.