Rússia: Putin acusa EUA e aliados de sabotarem gasodutos Nord Stream

O presidente da Rússia responsabilizou os Estados Unidos e os seus aliados pelas várias explosões que esta semana tornaram inoperacionais os dois gasodutos Nord Stream, interrompendo o fornecimento de gás russo aos países da Europa central.

Esta sexta-feira, além de oficializar a anexação de quatro regiões ucranianas, Vladimir Putin aproveitou o discurso e as atenções do mundo para dizer que “as sanções não eram suficientes para os anglo-saxões, por isso decidiram passar à sabotagem”.

Sem apontar qualquer prova e depois de vários países ocidentais, bem como a NATO, terem apontado as culpas ao Kremlin, Putin salienta que “podem não acreditar, mas de facto eles [EUA e aliados] organizaram as explosões nos gasodutos internacionais Nord Stream”.

Washington já negou qualquer envolvimento no incidente, e também o fez Moscovo, com alguns oficiais a caracterizarem as acusações como descabidas.

Relata a ‘Reuters’ que a União Europeia está ainda a investigar a causa das explosões dos Nord Stream, mas a Dinamarca informou hoje que tudo aponta para que as fugas no Nord Stream 2 estejam resolvidas até amanhã. No entanto, as fugas no Nord Stream 1 só deverão estar resolvidas no dia seguinte.






Comentários
Loading...