Rússia promete “resposta adequada” após relato de envio de mísseis de longo alcance do Reino Unido à Ucrânia

O Kremlin reagiu esta quinta-feira aos relatos que dão conta de que o Reino Unido está a preparar o envio de mísseis de longo-alcance para a Ucrânia e ameaçou adotar uma “resposta adequada”.

Os EUA têm sempre recusado o envio de mísseis de longo-alcance temendo escalada de violência no conflito mas o Reino Unido parece ter outra perspetiva. O Ministério da defesa inglês abriu concurso para fornecedores de “mísseis ou rockets com alcance de 100-300 km”, pedindo que sejam apresentadas “expressões de interesse” até 5 de junho.

Várias fontes oficiais explicaram depois à CNN que o fornecimento de mísseis de longo-alcance à Ucrânia, pelo Reino Unido, já acontece, e que foram enviados vários mísseis Storm Shadow.

“O Reino Unido já tinha dito que ia fornecer armas de longo-alcance à Ucrânia, e isso agora passa a incluir mísseis Storm Shadow”, revela um oficial ocidental não identificado pela estação norte-americana.

“O Governo inglês estabeleceu claramente que isto só acontece em resposta à Rússia atacar deliberadamente infraestruturas civis, e é uma resposta proporcional”, avança a mesma fonte.

Ainda sem que o Ministério da defesa britânico confirme se já está ou não a fornecer mísseis de longo-alcance à Ucrânia, o porta-voz do Kremlin já reagiu aos relatos e rumores sobre o tema.

Dmitry Peskov, adiantou que, a acontecer essa ajuda teria de haver “uma resposta adequada do exército russo”.

Anteriormente, a Rússia já havia considerado que o fornecimento de tais armas à Ucrânia, por parte dos aliados ocidentais, seria “ultrapassar uma linha vermelha”.

Ler Mais