Rússia: Oficial do Ministério da Defesa detido por suspeitas de corrupção. É o segundo caso em poucos dias

Esta terça terça-feira, o Comité de Investigação Russo anunciou a detenção do Tenente-General Yuri Kuznetsov, chefe da Diretoria Principal de Pessoal do Ministério da Defesa Russo, por suspeita de crimes de corrupção.

Segundo as autoridades, o responsável é suspeito de receber “subornos especialmente grandes”. As acusações estão relacionadas com incidentes que supostamente ocorreram durante o mandato do general como chefe da 8ª Diretoria do Estado-Maior das Forças Armadas Russas, que abrange o Serviço de Proteção de Segredos de Estado do Ministério da Defesa, funções desempenhadas de 2021 a 2023.

Os investigadores russos alegam que Kuznetsov “aceitou subornos de representantes de estruturas comerciais para realizar determinadas ações em seu nome”.

Foram feitas buscas na casa do general, onde confiscaram mais de um milhão em rublos, moeda estrangeira, moedas de ouro, relógios colecionáveis e outros objetos de luxo.

Uma fonte policial disse à agência de notícias estatal TASS que Kuznetsov foi preso “após o interrogatório de um segundo réu no caso que testemunhou contra o general”. Kuznetsov pode enfrentar até 15 anos de prisão sob as acusações.

Canais pró-Kremlin no Telegram e órgãos estatais relataram pela primeira vez a prisão de Kuznetsov na segunda-feira à noite. Registos judiciais online, consultados pelo jornal Meduza, indicam que um tribunal militar de Moscovo realizou uma audiência de prisão contra alguém com o nome completo de Kuznetsov na segunda-feira, mas não está indicado a que medidas de coação ficou sujeito.

A prisão de Kuznetsov marca a segunda detenção de um alto funcionário do Ministério da Defesa por alegada corrupção nas últimas duas semanas. No final de abril, as autoridades russas prenderam o vice-Ministro da Defesa Timur Ivanov por receber mais de mil milhões de rublos em subornos.

Recorde-se que este domingo Vladimir Putin removeu Sergey Shoigu de cargo de ministro da Defesa da Rússia e nomeou-o secretário do Conselho de Segurança Russo. Shoigu liderou o Ministério da Defesa durante quase 12 anos, de novembro de 2012 a maio de 2024. Foi substituído por Andrey Belousov, um conselheiro presidencial de longa data que atua como vice-primeiro-ministro desde 2020.

Ler Mais