Rússia lança Departamento de Problemas Europeus para lidar com a UE e NATO

A Rússia tem um novo departamento no Kremlin para lidar com a União Europeia e a NATO: o Departamento de Problemas Europeus.

De acordo com os media russos, a unidade governamental já existia, integrada no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, embora fosse conhecida como Departamento de Cooperação Pan-Europeia (DOC) – a nova nomenclatura é reveladora da forma como a Rússia vê as suas relações com os dois organismos.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, destacou que a mudança de nome refletia “mudanças nas realidades geopolíticas”, incluindo “a degradação óbvia das estruturas de cooperação multilateral na Europa”.

As relações da Rússia com a Europa estão ‘congeladas’ desde a invasão em larga escala da Ucrânia por Moscovo, no início de 2022. A UE impôs sanções abrangentes ao Kremlin, confiscando ativos russos e prometendo apoio à Ucrânia.

Entretanto, Moscovo anunciou a sua retirada do Conselho da Europa em março de 2022 e, em julho deste ano, suspendeu a sua participação na Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).






Comentários
Loading...