Rússia lança acidentalmente drone com explosivos contra jardim de infância no seu próprio território

O exército russo deixou cair acidentalmente um drone com explosivos num jardim de infância perto da fronteira ucraniana, num aparente incidente envolvendo as forças de Moscovo que, inadvertidamente, atingiram o seu próprio território.

O meio de comunicação russo independente Astra reporta no seu canal do Telegram que um drone kamikaze Lancet caiu no território de um jardim de infância na aldeia de Oktyabrsky, na região de Belgorod. O drone não explodiu, e 47 crianças e 30 funcionários do jardim de infância foram evacuados da área pelas forças de segurança.

O Kremlin ainda não comentou o incidente relatado, nem o confirmou.

Foram reportados inúmeros incidentes este ano que envolveram o exército russo a deixar cair acidentalmente munições e mísseis em seu próprio território. A Astra anteriormente reportou que, apenas em março e abril, as forças de Moscovo deixaram cair acidentalmente pelo menos 21 bombas aéreas dos seus aviões no solo russo ou em territórios ocupados na Ucrânia.

O Moscow Times noticia que pelo menos 25 bombas aéreas foram deixadas cair por aeronaves russas no seu próprio território, ou território que Putin proclamou ter anexado da Ucrânia, desde o início da primavera. Há 33 incidentes desde janeiro, disse a publicação.

As autoridades russas geralmente reconhecem a queda de munições no seu território, mas tendem a encobrir os incidentes. No entanto, afirmam que houve “uma descarga anormal de munições”, observa a Astra.

A região de Belgorod fica perto da fronteira ucraniana e abriga várias bases militares russas e campos de treino. A região tem sido abalada por explosões ao longo da invasão do presidente russo, Vladimir Putin, na Ucrânia, com autoridades locais relatando regularmente veículos aéreos não tripulados (drones) na área.

Apenas há alguns dias, a 4 de maio, relatos de fontes de inteligência Ucraniana adiantaram que munições foram deixadas cair acidentalmente, em Belgorod, por um jato russo que realizava ataques de bombas guiadas no nordeste da cidade ucraniana de Kharkiv.

Ler Mais