Rússia investiga desaparecimento ‘misterioso’ de dezenas de aeronaves da sua frota

As autoridades russas estão a investigar o desaparecimento ‘misterioso’ de uma série de aeronaves e helicópteros da sua frota, alguns dos quais que acabaram nas mãos das forças ucranianas que combatem a invasão de Moscovo.

A informação é avançada pelo jornal russo Izvestia, a quem fonte relata que o “o Serviço Federal de Segurança abriu dois processos criminais – negligência e abuso de poder – contra vários funcionários da Agência Federal de Transporte Aéreo”.

Os trabalhadores em causa são suspeitos de “retirar ilegalmente 59 aviões e helicópteros da jurisdição russa”, isto desde que Moscovo ordenou a invasão da Ucrânia, há quase dois anos.

Fontes do Ministério dos Transportes, sob anonimato, confirmam que algumas das aeronaves desaparecidas acabaram depois por ser usadas pela Ucrânia em operações militares contra a Rússia.

Tratam-se de helicópteros MI-8 e um avião de transporte estratégico multifuncional Il-7.

O problema terá sido detetado numa auditoria feita à Rosaviatsiya em julho de 2023, e as inconsistências detetadas levaram a investigações criminais.

Segundo indicam as fontes, os funcionários suspeitos “removeram” aeronaves de um registro de bens civis “sem conjuntos completos de documentos, e “forneceram informações contraditórias e não confiáveis ​​sobre a localização de aeronaves fora da Rússia”.

Questionado esta segunda-feira pelo tema, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou responder a questões sobre a investigação ao desaparecimento de aeronaves russas.

Ler Mais