Rússia está a recrutar mercenários sírios, acusa Kiev: militares recebem formação em combate urbano e operação de drones

A Rússia está a recrutar mercenários sírios, garantiram esta segunda-feira os serviços de inteligência militar da Ucrânia, que divulgou uma lista com 141 nomes de pessoas alegadamente contratadas por Moscovo para participar na invasão – de acordo com Kiev, o recrutamento é feito através de “empresas de turismo”.

Em comunicado, os responsáveis de Kiev garantiram que o treino já está a ser realizado em território sírio, perto da cidade de Aleppo e do aeródromo de Kuweires, com foco especial no treino para operações de combate em áreas urbanas – a primeira ‘turma’ de mercenários é composta por cerca de mil ex-militares sírios, que, após o treino, serão transferidos para a base áerea de Khmeimim e depois para território da Federação Russa.

À margem destes treinos, estão a ser realizados cursos para operadores de drones na Síria, onde participal conjuntamente cidadão russos e sírios – os cursos estão a ser ministrados no aeródromo militar sírio de Shayrat. De acordo com Kiev, os instrutures são membros do Hezbollah e da Guarda Revolucionária Iraniana. “O curso de formação libanês-iraniano-russo envolve o domínio dos veículos aéreos não tripulados Shahed-136 e Ababil-3, bem como das aeronaves pilotadas remotamente Raad”, acusaram os responsáveis da Ucrânia.

“Os jovens devem ir para Yakutia para proteger as minas de ouro e diamantes, com um salário de 2 mil dólares mensais, além de receber um passaporte russo. Muitos sírios chegaram à região de Yakutia, na Sibéria, atraídos pela promessa de um emprego bem remunerado numa refinaria de petróleo. Uma vez lá, é-lhes oferecida a possibilidade de um emprego com melhor remuneração”, explicou o serviço de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia.

De acordo com a investigação, alguns dos sírios recebem formação em alguma especialidade militar e outros são transferidos para bases para aprenderem competências básicas de infantaria. O mediador sírio recebe cerca de 337 dólares por cada pessoa que consegue recrutar para as forças armadas russas.






Comentários
Loading...