Rússia está a preparar “pseudoeleições” em Zaporíjia, avisa autarca de Melitopol

Os russos que ocupam algumas zonas em Zaporíjia estão a preparar “pseudoeleições” para os governos locais daqueles territóris, que deverão decorrer entre 31 de agosto e 7 de setembro, segundo revelou o presidente da Câmara da cidade de Melitopol, ocupada pelas forças de Moscovo.

“Em setembro, os invasores estão à pressa para formar uma ‘assembleia legislativa e um governo local’. Uma verdadeira caça aos votantes já foi anunciada nos territórios ocupados, e vão manter-se contactos”, explicou no Telegram Ivan Fedorov, fazendo referência ao facto de os russos terem prometido fazer ‘fiscalizações’ porta à porta das casas das regiões onde decorrerá o alegado sufrágio.

“Os ocupantes vão fazer pseudoeleições aqui mais cedo do que o esperado. De 31 de agosto a 7 de setembro, eles vão visitar todas as casas e obrigas o nosso povo a fazer parte deste circo”, lamentou o autarca.

Fedorov reportou anteriormente que os russos estão a controlar passaportes de ucranianos em Zaporíjia, relatando que os moradores de Enerhodar estão a ser ameaçados de repressão, detenção e intimidados com buscas a casas e verificação de documentos e telemóveis. Se o passaporte de um cidadão for ucraniano, é imediatamente destruído e a população afetada é obrigada a pedir um passaporte russo. Também outros documentos, como cartas de condução, e registos de propriedade de bens móveis e imóveis estão a ser alterados à força pelas forças de Moscovo nestes territórios ocupados.