Rússia desenvolve nosso sistema Cobra para ‘caçar’ operadores de drones da Ucrânia

A Rússia anunciou o desenvolvimento de um novo sistema de detecção para operadores de drones ucranianos, de acordo com informações divulgadas pelos meios de comunicação estatais russos na quinta-feira. O sistema, denominado “Cobra”, está em fase de testes e será posteriormente utilizado em operações experimentais nos campos de batalha da Ucrânia, com planos para produção em massa, conforme relatado pela agência de notícias RIA Novosti.

O sistema “Cobra” possui um design externo semelhante a uma consola de videojogos, mas é equipado com tecnologia avançada que permite rastrear operadores de drones ucranianos e localizar suas coordenadas em tempo real. O desenvolvedor do sistema, identificado apenas como Stanislav, explicou à RIA Novosti que a principal função do “Cobra” é identificar e mapear as posições dos operadores de drones ucranianos, o que pode melhorar a eficácia das operações militares russas.

Atualmente, o “Cobra” está a ser testado e prepara-se para ser implementado em operações de combate experimental, após o que a Rússia pretende iniciar a sua produção em larga escala. A introdução deste sistema é uma resposta direta à crescente utilização e inovação de drones no campo de batalha, uma tendência observada ao longo dos quase dois anos e meio de guerra em larga escala na Ucrânia.

A guerra na Ucrânia tem impulsionado um ritmo sem precedentes de inovação em tecnologia de drones, com Moscovo e Kiev a intensificarem a utilização de veículos não tripulados tanto no ar, em terra, como nas águas do Mar Negro. Drones têm desempenhado papéis variados nas linhas de frente, desde reconhecimento e ataques suicidas a guiamento de fogo de artilharia.

Na Ucrânia, os drones aéreos, também conhecidos como UAVs, têm sido empregados em diversas funções. Os drones FPV (First Person View) ucranianos ganharam notoriedade por fornecer imagens dramáticas do conflito e por coordenarem ataques de artilharia e colidirem com veículos blindados russos. Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital da Ucrânia e responsável pelos esforços de drone contra a Rússia, afirmou em dezembro à Newsweek que “eles trabalham às vezes até mais eficientemente do que a artilharia.” Fedorov descreveu os drones FPV como uma “revolução tecnológica”, destacando a eficácia apesar da simplicidade da tecnologia.

A crescente sofisticação dos drones ucranianos representa um desafio significativo para as forças russas. De acordo com a RIA Novosti, os operadores de drones ucranianos são considerados um dos “alvos prioritários” nas frentes de combate. As equipas ucranianas são descritas como “extremamente difíceis” de detetar pelas forças russas.

Ler Mais