Rússia descarta pausa nos combates em caso de negociações de paz com a Ucrância

A Rússia descartou esta sexta-feira a possibilidade de tréguas caso sejam retomadas as negociações de paz com a Ucrânia, indicando que a invasão do país vizinho, que Moscovo chamou de “operação militar especial”, deve seguir o seu curso. A indicação chegou de Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, salientando que a Rússia está “preparada para as negociações, mas não haverá pausas nos combates durante as negociações”, frisou, em declarações ao jornal ‘Komsomolskaya Pravda’.

De acordo com o ministro russo, a Rússia não considera a Suíça “um lugar adequado” para negociações, especialmente se Moscovo não participar, reiterando que é um caminho “para lado nenhum”. Lavrov salientou que a atitude da comunidade internacional em relação aos Estados Unidos “de vassalagem” por parte do ocidente devido “ao medo de perder a sua hegemonia”.

“Os países ocidentais deixaram bem claro que os Estados Unidos são o líder e todos se submetem aos seus ditames”, acusou Lavrov, que insistiu que a Rússia não tem medo de “conversações para alcançar a sua derrota estratégica”.

Recorde-se que a Suíça anunciou a intenção de promover uma conferência internacional em meados de julho com o objetivo de traçar um roteiro de paz na Ucrânia, um evento que não contará com a participação da Rússia. A última ronda de contactos entre representantes russos e ucranianos ocorreu em março de 2022 – desde então, as posições parecem cada vez mais inconciliáveis.