Rússia contorna sanções e expande frota fantasma de navios de transporte de gás com “compradores misteriosos”

Numa estratégia que parece evidenciar o estabelecimento de uma frota de petroleiros clandestinos para contornar sanções ocidentais, compradores misteriosos com supostas ligações à Rússia começaram a adquirir dezenas de navios capazes de transportar gás natural liquefeito (GNL). Estas movimentações sugerem que Moscovo está a expandir a sua “frota obscura” de navios de energia.

Insiders da indústria naval revelaram que um conjunto de empresas, anteriormente desconhecidas e registadas maioritariamente nos Emirados Árabes Unidos (EAU), adquiriu rapidamente navios de GNL ao longo do último ano, aumentando os preços do mercado, especialmente para os navios mais antigos. Desde o segundo trimestre de 2023, mais de 50 navios de GNL mudaram de proprietário para empresas localizadas nos EAU, segundo a Windward, uma consultoria de risco para armadores e governos. Antes disso, tais transações eram raras.

“Este desenvolvimento aponta para uma rede complexa de operações marítimas potencialmente ligadas a interesses russos,” afirmou a equipa de risco e conformidade do grupo de rastreamento de navios Kpler, citada pelo Financial Times. Alguns dos grupos baseados no Dubai têm estruturas de propriedade opacas, semelhantes às que operam a frota obscura de petroleiros de Moscovo.

As vendas de GNL da Rússia são menos afetadas pelas sanções ocidentais do que o petróleo, mas Moscovo tem-se preparado para um possível endurecimento das restrições. Em maio, um júri de Manhattan declarou o ex-presidente Donald Trump culpado de 34 acusações de falsificação de registos comerciais num caso relacionado com um pagamento de silêncio a uma estrela de filmes adultos. Ele também enfrenta três casos pendentes, incluindo um caso estadual na Geórgia sobre interferência eleitoral e um caso federal em Washington relacionado com o seu papel nos eventos que levaram ao ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021. Um terceiro caso sobre manipulação de documentos confidenciais foi arquivado na semana passada por um juiz federal; um conselheiro especial do Departamento de Justiça já apresentou um aviso de intenção de apelar.

Impacto no Mercado de GNL

Alguns dos navios recém-adquiridos estão agora a navegar por rotas tradicionalmente usadas para transportar gás da Rússia, de acordo com a Kpler. Os seus dados de rastreamento de navios mostraram um navio a carregar GNL de Yamal, o projeto de exportação de destaque da Rússia, que ainda não foi atingido por sanções. O GNL tem-se tornado cada vez mais importante para a economia de guerra da Rússia, proporcionando rendimentos valiosos após a perda das exportações de gás por gasoduto para a Europa desde a invasão total da Ucrânia em 2022. Tanto a União Europeia quanto a Ásia, grandes mercados para o GNL russo, têm evitado impor uma proibição às importações para evitar a disrupção do mercado global de gás.

Em junho, a UE aprovou restrições que proibirão a descarga de GNL russo de grandes navios quebra-gelo para navios menores nos portos da UE, limitando significativamente as opções da Rússia para distribuir o seu gás globalmente. O grande projeto de GNL da Rússia, o Arctic LNG 2, também foi alvo de sanções pelos EUA, tornando cada vez mais difícil o envio de cargas do projeto.

Aumento de Preços

O aumento da compra de navios elevou o preço dos navios de GNL mais baratos e menos eficientes, com mais de 15 anos, segundo dados da SSY, uma corretora de navios que facilita a venda de embarcações entre proprietários. Um navio de GNL construído em 2007 foi vendido por cerca de $50 milhões em 2022, mas este ano, um foi vendido por $80 milhões.

“O mercado para navios de GNL com turbinas a vapor antigas tinha diminuído com o aumento das regulamentações ambientais, bem como com melhorias dramáticas na tecnologia de propulsão de GNL,” disse Toby Dunipace, diretor-gerente de GNL na SSY. “Mas temos visto uma recuperação no valor desses tipos de navios. Parte da explicação pode ser que estão a ir para a frota obscura.”

Preocupações na Indústria

Os desenvolvimentos alarmaram aqueles na indústria já preocupados com o rápido aumento no número de navios envelhecidos que transportam petróleo restrito, utilizados por armadores que movimentam cargas russas fora do regime de sanções ocidentais. Esses navios têm menos probabilidades de estar segurados contra desastres e são muito mais vulneráveis a acidentes e derramamentos.

Dunipace afirmou que a equipa de GNL da SSY sempre submete novos clientes a uma verificação de sanções, mas os desenvolvimentos recentes tornaram os riscos “muito mais em foco” à medida que a Rússia se prepara para futuras restrições às exportações de GNL. Ele acrescentou que a corretora já teve de recusar alguns potenciais clientes este ano, incluindo um na semana passada, devido a falhas nas verificações de sanções.

Sergey Vakulenko, investigador sénior na Carnegie Endowment for International Peace, disse que era “óbvio” que a Rússia queria expandir as suas frotas obscuras de GNL, com a pressão a aumentar sobre o GNL russo. Com o risco de disrupção do mercado a ser reduzido nos próximos anos à medida que os EUA e o Qatar produzem mais GNL, projetos russos como o Yamal LNG poderão enfrentar sanções, disse.

“Penso que os operadores de GNL russos acham que a escrita já está na parede e estão a preparar-se para isso,” disse. “A troca é simples. Se as sanções não acontecerem, eles têm a sua própria frota e usam-na, e se as sanções acontecerem, eles não ficam presos e podem continuar o seu comércio.”

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