Rússia assinala hoje o Dia da Vitória. Celebrações serão limitadas devido a questões de segurança

Assinala-se hoje na Rússia do Dia da Vitória, data que marca o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. Pelo segundo ano consecutivo, os desfiles militares e celebrações em Moscovo e outras cidades russas terão fortes limitações, devido a preocupações de segurança relacionadas com a guerra na Ucrânia, e após o ataque terrorista de março, na sala de espetáculos Crocus City Hall.

Em particular, foram canceladas as procissões do “Regimento Imortal”, durante as quais milhares de russos marcham por todo o país segurando retratos dos seus familiares que participaram na Segunda Guerra Mundial.

“Devido às ameaças existentes para a segurança pública, relacionadas com o conflito na Ucrânia e o recente ataque perto de Moscovo, “a organização do ‘Regimento Imortal da Rússia’ decidiu não realizar a procissão (…) pessoalmente”, disse a codiretora da entidade, Elena Tsounaeva, citada pela agência Interfax.

Os ensaios já foram levados a cabo há cerca de duas semanas e espera-se hoje que mais de 150.000 militares e 2.500 veículos de combate participem em desfiles em 25 cidades russas para assinalar o 79.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi.

Recorde-se que em 2020, e pela primeira vez, as celebrações dos 75 anos do Dia da Vitória foram adiadas por causa da pandemia de Covid-19.

O que assinala o Dia da Vitória?
O Dia da Vitória comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio 1945. Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

Na maior parte dos países europeus ocidentais, continuou a celebrar-se o Dia da Vitória em 8 de maio.

No ano passado, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou uma proposta para que a data passe a ser celebrada também a 8 de maio, como nos países ocidentais, numa iniciativa que foi aplaudida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Que outras antigas repúblicas soviéticas ainda celebram o Dia da Vitória?

A maioria das repúblicas que pertenceram à União Soviética, bem como vários países que estiveram sob a sua influência, ainda hoje celebram este dia, com diferentes designações e com diferentes modelos (alguns preservam o dia de feriado, outras apenas o recordam com pequenas festividades).

Este ano, tal como aconteceu em 2023 e 2022, vários países estão a planear celebrações mais modestas e discretas, como é o caso da Moldova, que no ano passado acabou por aprovar uma lei que cancela o assinalar da data.

Ler Mais