Rússia anuncia libertação de três cidades na Ucrânia: Putin felicita avanço russo “em todas as frentes”

A Rússia anuncia, esta quarta-feira, a conquista de três cidades: duas na região de Kharkiv e outra em Zaporizhia. Em comunicado, as Forças Armadas russas avançam que “libertaram as cidades de Gliboke e Lukiantsi na região de Kharkiv e avançaram profundamente entre as linhas de defesa inimigas”.

Foi também referido que as tropas russas “libertaram completamente a aldeia de Robotine, em Zaporizhia”, no sul da Ucrânia. Robotine, que foi devastada pelos combates, tem valor simbólico porque foi uma das poucas cidades que a Ucrânia conseguiu recuperar em agosto, na sua contraofensiva do verão de 2023.

A marcha russa rumo a Kharkiv – assim como os sucessos militares na linha da frente – levou a uma reunião, esta quarta-feira, entre Volodymyr Zelensky e o Chefe do Estado-Maior General, Anatoly Bargilevich, sobre a situação na frente, sobretudo a situação na região de Kharkiv. “No terreno estão a trabalhar os comandantes da Guarda de Fronteira, da Guarda Nacional e o próprio chefe do Exército, Oleksandr Sirski”, disse o gabinete do presidente.

Segundo a Presidência da Ucrânia, o comandante-chefe das Forças Armadas informa regularmente Zelensky sobre a evolução da situação, onde “estão a ser destacadas forças adicionais” das reservas.

Kiev reconheceu hoje que foi forçada a retirar-se de algumas das posições que defendia nos dois eixos da nova frente aberta pela Rússia para evitar baixas e ocupar novas posições para continuar a defender o seu território. A Ucrânia evacuou “cerca de 8.000 pessoas” da região nordeste de Kharkiv desde que a Rússia lançou um ataque terrestre surpresa no local. “A maioria são mulheres, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficientes e crianças”, indicaram os serviços de emergência da Ucrânia, na rede social ‘Telegram’.

Na China, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou esta quarta-feira o avanço das tropas russas “em todas as frentes” do campo de batalha ucraniano, dias após Moscovo ter lançado uma nova ofensiva terrestre na região de Kharkiv.

“Todos os dias, constantemente, as nossas tropas melhoram as suas posições em todas as frentes”, destaca Putin aos comandantes militares da Rússia, incluindo o novo ministro da Defesa, Andrei Belousov, segundo a agência ‘AFP’.

Ler Mais