Rússia alerta que a guerra na Ucrânia pode ficar fora de controlo devido à ação de um ou dois países da NATO

A Rússia alertou, esta quarta-feira, que a guerra na Ucrânia poderia sair fora do controlo se se expandir geograficamente devido a ações imprudentes de um ou dois Estados-membros da aliança militar NATO.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Moscovo acredita que o Ocidente está a caminhar “à beira do abismo” e a empurrar o mundo para o limite também com as suas ações sobre a Ucrânia, indicou a porta-voz Maria Zakharova, em declarações à agência ‘Reuters’, tendo também aconselhado o Ocidente a desistir da ideia de derrotar estrategicamente a Rússia.

“Como resultado das ações provocativas impensadas de um ou dois Estados-membros da UE ou da NATO, a crise ucraniana poderia absolutamente ultrapassar as suas fronteiras geográficas, adquirir uma escala completamente diferente e desenvolver-se incontrolavelmente”, salientou Zakharova.

“Consequentemente, a questão hoje é como evitar os riscos de uma nova escalada. Eles são óbvios e assustadores para todas as pessoas sensatas”, indicou. “O Ocidente terá de aprender a ter em conta não só as suas próprias ambições geopolíticas, mas também os interesses legítimos de outros países”, disse Zakharova. “Estou bem ciente de que isso causará literalmente ranger de dentes, mas terá de ser feito em algum momento, e quanto mais cedo for feito, menos pessoas morrerão e menos pessoas, em princípio, sofrerão”, concluiu.






Comentários
Loading...