Roubaram-lhe o cartão de crédito? Saiba o que fazer

Desde logo, o melhor conselho a dar é estar sempre atento à sua conta bancária, quer numa situação de cartão de crédito roubado ou não. Consulte o seu extrato regularmente (o ideal seria até que o fizesse todos os dias) para que possa detetar atempadamente quaisquer movimentos estranhos ou fora do normal.

Se porventura nem possui um cartão de crédito porque tem receio de fraudes ou de uso indevido, saiba que com os cuidados enunciados neste artigo poderá evitar grandes dissabores e dispor de um método de pagamento que, no fundo, é utilizado para muitas transações hoje em dia. Além disso, existem cartões que acoplam seguros de proteção ao roubo.

Primeiro que tudo: ligar para a instituição financeira

Todos os bancos possuem uma linha de apoio ao cliente que funciona durante 24 horas por dia. É muito importante que guarde este contacto no seu telemóvel e noutro sítio que seja fácil de recordar para que, se lhe roubarem o cartão de crédito, possa agir de imediato.

Da mesma forma, junto ao número de contacto do banco deve ter ainda os números dos seus cartões, pois é provável que esta informação lhe seja solicitada quando ligar para o banco. Poderão ainda questionar-lhe sobre a validade do cartão.

Face a um cartão de crédito roubado, telefone imediatamente para o apoio ao cliente do banco e solicite o respetivo cancelamento. A partir do momento em que o fizer, quem quer que esteja a fazer compras indevidamente com o seu cartão não será mais capaz de o fazer, pois este fica bloqueado.

Obviamente existem outras formas de comunicar esta situação ao banco: pode deslocar-se pessoalmente a um balcão ou mesmo fazer esta requisição através dos serviços online. Porém, quer mesmo perder mais tempo e arriscar-se a que usem o seu cartão?

Não se esqueça ainda de fazer uma participação da ocorrência nas autoridades policiais.

Como evitar prejuízos em caso de uso indevido do cartão de crédito roubado?

A partir do momento em que notificar a instituição financeira sobre o sucedido, não será responsabilizado por quaisquer montantes que possam ser pagos com o seu cartão. Se porventura quando se aperceber do roubo já tiverem sido realizadas operações com o seu cartão, terá de suportá-las, mas, no entanto, apenas dentro do limite do plafond e até um máximo de 150 euros.

Ainda assim, cabe salientar que existem cartões que já incluem seguros de proteção contra roubo ou utilização fraudulenta do cartão (verifique se o seu até não será um desses). Alguns exemplos de cartões que incluem este tipo de proteção encontram-se dispostos na tabela abaixo:

Instituição financeira Cartão Cobertura associada
WiZink WiZink Rewards Proteção em caso de furto, roubo, perda ou apropriação abusiva do cartão. Mecanismo antifraude para deteção de movimentos fora do normal.
Cofidis Cartão de Crédito Cofidis Seguro de uso fraudulento que garante o pagamento de até mil euros por sinistro e de 3 mil euros anuais por cartão. Cobertura de despesas de comunicação de roubo, furto, perda ou extravio do cartão até um máximo de 50 euros. Direito a indemnização que cobre o custo de substituição do cartão.
Novo Banco NB Verde Serviço Pack Proteção: adiantamento de dinheiro no estrangeiro até ao limite de crédito disponível.
NB Gold
NB Branco
UNICRE Cartão Halcon Proteção em caso de perda, roubo ou extravio do cartão.

Evite ter quaisquer PINs ou passwords guardadas algures num papelinho na sua carteira, pois se lhe roubarem a mesma, terão acesso imediato aos seus cartões.

E se, por qualquer motivo, não conseguir ligar para o banco?

Neste caso, a alternativa é telefonar diretamente para a rede de pagamento a que pertence o seu cartão de crédito (Visa ou Mastercard) e solicitar o bloqueio do mesmo. Para tal, apenas necessita de ter o número do cartão. A própria rede depois encarregar-se-á de avisar o seu banco ou colocá-lo-á em contacto com o mesmo.

O que fazer se precisa do seu cartão urgentemente?

Imaginando que se encontra fora do país e precisa do seu cartão com urgência, fique a saber que, pelo menos no caso da rede Visa, assim que ligar e solicitar o bloqueio do cartão de crédito roubado, a própria Visa entrará em contacto com o seu banco para acelerar o procedimento de substituição do seu cartão e poderá enviá-lo para qualquer parte do mundo dentro de 24 a 72 horas. Consulte aqui a listagem de números dos Serviços Globais de Assistência ao Cliente Visa, que estão disponíveis em vários idiomas, 24 horas por dia e sete dias por semana.

No caso da rede Mastercard, poderá também ligar para o seu Serviço de Assistência através dos números 1-800-627-8372 ou 1-636-722-7111 e solicitar não apenas o bloqueio do cartão de crédito roubado, mas também a substituição urgente do mesmo. Consulte aqui a lista de contactos gratuitos urgentes da Mastercard consoante o país em que se encontre.

Supondo-se ainda que o processo de envio de um cartão de substituição se complica e que necessita de dinheiro para fazer face a despesas, tanto a Visa como a Mastercard podem disponibilizar os fundos necessários num local perto de si (averigúe isto quando ligar).

Alerta:

Porém, note que estes serviços de adiantamento de fundos no estrangeiro e de substituição urgente do cartão não são gratuitos, por isso pergunte primeiro quanto é que lhe custará aceder a estas soluções, para que possa tomar uma decisão consciente.

Para evitar ficar numa situação destas, também poderá sempre ter outro cartão de crédito, mesmo que não ande com este na carteira no seu dia a dia. Se escolher um que não possui anuidade (ou seja, sem encargos associados), ter mais um cartão nem sequer representará para si um custo no orçamento e fica prevenido.

Mesmo depois de ter procedido à anulação do seu cartão, fique atento aos extratos bancários seguintes para ter a certeza de que não foi autorizada nenhuma transação indevida após o comunicado. Se tal acontecer, contacte o seu banco ou instituição financeira.

Quanto mais rapidamente contactar a instituição financeira emissora do cartão de crédito roubado ou a própria rede, melhor será para si, pois não só evita que o seu cartão seja utilizado indevidamente, como mais facilmente se iliba de todas as responsabilidades inerentes a um possível uso fraudulento.

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