Roubados dados de todos os polícias dos Países Baixos em grande ciberataque

Numa grave violação de segurança, os contactos profissionais de todos os polícias dos Países Baixos foram roubados num ciberataque, segundo revelou hoje o ministro da Justiça e Segurança, David van Weel. A informação foi comunicada ao parlamento holandês através de uma carta, na qual o ministro detalhou que o chefe da polícia o informou da ocorrência na véspera.

De acordo com a carta, o ataque comprometeu os “dados de contacto relacionados com o trabalho” de todos os agentes da polícia, embora os dados pessoais e informações de investigações não tenham sido afetados. O incidente está a ser investigado pelas autoridades policiais, e a Autoridade Holandesa de Proteção de Dados já foi notificada.

A dimensão do ataque e as suas potenciais consequências estão a ser avaliadas, especialmente no que diz respeito aos riscos para os agentes que trabalham em operações secretas. Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de o roubo de dados colocar em risco agentes infiltrados, van Weel limitou-se a dizer que as autoridades estão a “analisar os riscos” e a tentar identificar onde a informação roubada pode ter sido divulgada.

“Estamos a avaliar a gravidade deste vazamento e onde a informação pode ter ido parar. No entanto, por motivos de segurança e para não comprometer a investigação, não posso dar mais detalhes”, afirmou o ministro numa conferência de imprensa realizada após a reunião semanal do conselho de ministros.

A polícia holandesa já informou todos os seus colaboradores sobre o incidente, embora ainda não se saiba ao certo o impacto direto que o roubo de dados poderá ter nas suas operações diárias. Há particular preocupação em relação aos agentes que trabalham sob disfarce ou em operações sensíveis, cujas identidades poderão agora estar comprometidas.






Comentários
Loading...