Rotina diária monitorizada, câmaras controladas: assassinato de desertor russo foi feito “por grupo de profissionais”, aponta polícia espanhola

A Guardia Civil de Alicante está a investigar o assassinato do desertor russo baleado na semana passada em Villajoyosa: as primeiras impressões das autoridades espanholas apontam para um trabalho exaustivo, realizado por um grupo de “profissionais” do crime que operava com uma limpeza e precisão disponíveis para poucos, frisou esta terça-feira o jornal ‘El Español’ – quem assassinou Maxim Kuzminov estudou prévia e exaustivamente a cena do crime e a sua vítima.

De acordo com os investigadores, os assassinos localizaram o local onde estava escondido o fugitivo russo: além disso, monitorizaram a sua rotina diária naquela cidade onde permaneceu escondido após a sua deserção – os responsáveis chegaram a controlar as câmaras do local onde aconteceu o crime, a garagem de uma urbanização em Alicante.

Maxim Kuzminov, a vítima, é um capitão russo de 28 anos que desertou em agosto de 2023 e se rendeu às forças ucranianas de helicóptero. Kuzminov trouxe voluntariamente um Mi-8 russo para a região de Kharkiv, mantido pela inteligência ucraniana.

A deserção ficou conhecida em setembro, quando o GUR publicou algumas imagens do piloto nas quais explicava como foi contactado pela inteligência inimiga, que lhe ofereceu para se juntar ao lado ucraniano em troca de dinheiro e proteção. Foi a chamada operação ‘Synytsia’.

Esta segunda-feira foi confirmada a sua morte em Alicante, anunciada pelo representante da inteligência militar ucraniana (GUR), Andri Yusov, que indicou que o facto da morte pode ser “confirmado”, embora não tenha mencionado o local onde foi encontrado morto.

A polícia local foi notificada, inicialmente, sobre um acidente fatal na garagem, pois uma testemunha viu um veículo passar por cima do corpo da vítima. Ao chegar ao local, a unidade mobilizada do SAMU e os agentes verificaram que o falecido apresentava cerca de meia dúzia de ferimentos a bala, restando apenas a confirmação da sua morte.

Piloto russo desertor encontrado morto em Espanha

Ler Mais