Rosa, branco, violeta ou verde: sabe qual é o (verdadeiro) significado das cores da Páscoa?

Não há dúvida de que a Páscoa é um dos períodos mais bonitos do ano. Estamos na primavera, a relva e as flores brilham de novo. As decorações e os vestidos ganham tons pastéis, assim como os tradicionais ovos da Páscoa. Tudo parece combinar bem. A verdade é que estes tons não são escolhidos por acaso: existe uma justificação para vermos rosa, o branco, o verde e o amarelo por todo o lado.

Desde sempre que existiu um grande simbolismo em redor das cores litúrgicas. Os tons das vestimentas dos padres e sacerdotes sempre representou algo relacionado com a vida de Cristo. Através das cores, a igreja procura abordar diferentes aspetos, tais como a morte e ressurreição. As igrejas são decoradas ao longo do ano com cores diferentes que representam temas diferentes.

Também as cores das flores sempre tiveram diversas interpretações. Associamos emoções diferentes aos diversos pigmentos. Assim conheça agora alguns dos principais simbolismos relativos aos tons que habitualmente usamos durante a Páscoa. Este ano, antes de pintar os seus ovos, lembre-se disto.

Branco

O branco é símbolo de pureza, de inocência. É também a cor das flores de lírio, que têm um grande significado nesta altura do ano. Segundo a Bíblia, após a crucificação de Cristo foram estas as flores que cresceram no Jardim de Getsémani, em Jerusalém, onde Cristo havia orado pela última vez. A cor branca é ainda muito associada à imagem da Virgem Maria.

Rosa

Em termos litúrgicos esta cor é usada apenas duas vezes por ano: no terceiro domingo do advento e no quarto domingo da Quaresma. Fora da igreja esta cor é associada à felicidade. Enviar a alguém uma rosa cor-de-rosa é um símbolo de alegria, graciosidade e gentileza.

Amarelo/Dourado

À medida que chega a primavera, os tons amarelo e dourado simbolizam o retorno do (tão esperado) sol. Esta é a altura que marca o final do Inverno e o aumentar das temperaturas. As flores amarelas são habitualmente símbolo de amizade. Já num contexto mais religioso o dourado representa a alegria, a vitória ou o triunfo.

Vermelho

Apesar de não ser uma cor muito comum nas decorações de Páscoa, esta tem ainda uma grande importância numa das mais importantes datas religiosas de abril: o Domingo de Ramos. O domingo anterior à Páscoa celebra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A cor vermelha simboliza o seu sangue e o seu sacrifício.

Roxo / Violeta

Esta cor é usada pelos padres e sacerdotes ao longo de todo o período da Quaresma. O roxo é um símbolo de penitência, de humildade e melancolia. É suposto lembrar-nos de todo o sofrimento de Cristo.

Verde

Símbolo máximo da vida eterna, do renascimento e renovação, o verde é uma das cores mais associadas à primavera. Esta é a cor mais dominante na vegetação e que sobressaí ainda mais numa fase em que todas as flores começam a desabrochar.

Ler Mais