Rolls-Royce apresenta Arcadia Droptail: “Céu na Terra” é pedido expresso de cliente de luxo. Veja as fotos do modelo exclusivo

A Rolls-Royce Motor Cars tem o prazer de apresentar o Rolls-Royce Arcadia Droptail, uma requintada expressão de tranquilidade construída em carroceria. Arcadia Droptail é o epítome da irreverência silenciosa, celebrando a pureza da forma e dos materiais naturais, ao mesmo tempo que serve como uma declaração ousada do gosto pessoal do cliente.

Encomendado por um indivíduo que possui uma afinidade distinta com arquitetura e design, Arcadia Droptail é um testemunho da sensibilidade e dos códigos pessoais de luxo do cliente, definidos pela pureza e contenção subtil, refletindo a sua firme crença em destilar a complexidade para revelar a essência inerente e fundamental.

Esta encomenda construída em carroceria leva o nome do reino mítico de Arcádia, um lugar descrito na mitologia grega antiga como o “Céu na Terra” – uma terra conhecida pela sua extraordinária beleza natural e perfeita harmonia. Tal como o refúgio que inspira o seu nome, Arcadia Droptail foi idealizado pelo cliente como um espaço sereno caracterizado pela redução, profundidade material e tato que serviria como um refúgio das complexidades da sua vida empresarial.

Ao capturar o tema da tranquilidade, os designers da Coachbuild embarcaram na exploração do design, escultura e arquitetura das regiões favoritas do cliente em todo o mundo. Isto incluiu a precisão e a riqueza dos jardins tropicais modernistas vistos em Singapura, Indonésia e Vietname, bem como a arquitetura “biomimética” britânica, onde as formas orgânicas e a honestidade material são celebradas.

Além destas referências, o cliente também se inspirou no próprio automóvel e na pureza do conceito de design Droptail. O cliente que comissionou insistiu que seu automóvel Coachbuild deveria ser absolutamente fiel ao primeiro esboço desenhado à mão que foi apresentado pela primeira vez em 2019.

Foi o perfil desta projeção altamente contemporânea do tipo de carroceria roadster que ressoou tão fortemente no cliente que comissionou. Eles foram particularmente atraídos pela postura baixa e ousada do automóvel, pelo design envolvente da cabine e pelas linhas dramáticas da carroceria. Eles também reconheceram imediatamente a inspiração náutica por trás das ‘capas de vela’ do Droptail: nomeadas devido à sua semelhança com a bujarrona de um iate, essas formas afiadas e angulares erguem-se atrás das portas e curvam-se suavemente para dentro, direcionando sutilmente o olhar para os ocupantes do automóvel.

EXTERIOR: UM TRIBUTO AO DROPTAIL

A fim de cumprir a ambição do cliente de honrar a forma do Droptail, os designers da Rolls-Royce Coachbuild desenvolveram uma paleta de cores duotónica calma e natural para a carroceria do automóvel. A aspiração do cliente era definir um branco atemporal, parecendo uma cor sólida à primeira vista, mas criando um nível de intriga após um estudo mais aprofundado sob luz natural.

Para conseguir isso, a cor principal do corpo é um branco sólido infundido com partículas de alumínio e vidro. Isto não só cria um brilho efervescente quando a luz atinge a carroceria, mas, após uma inspeção mais detalhada, cria a ilusão de profundidade infinita na pintura. Os especialistas da Rolls-Royce desenvolveram um metal mais facetado e marcante, usando partículas de alumínio de maior tamanho. O cliente foi muito particular e envolvido no seu pedido para que o prata Bespoke contrastasse com o branco, não só na cor, mas também em termos de intensidade.

Num desvio importante dos outros três Droptails construídos nesta série, a fibra de carbono usada para construir as secções inferiores do Droptail é pintada na cor prata sólida sob medida, em vez de deixada total ou parcialmente exposta, ‘levantando’ visualmente o perfil do automóvel. para intensificar sua intenção ágil e dinâmica.

Em homenagem ao brilhante acabamento espelhado dos Rolls-Royces históricos, que fascina particularmente o cliente, o contorno da grade externa, as peças das palhetas “dobradas” e as rodas de liga leve de 22 polegadas foram totalmente polidas.

Embora a paleta exterior do Arcadia Droptail seja rica em detalhes subtis, sua intenção principal é celebrar a forma e as proporções da carroceria. O cliente ficou particularmente atraído pela superfície limpa e monolítica do Droptail e pelo uso ousado da escultura negativa – características que são amplificadas pelas cores suaves da pintura do automóvel, que refletem a luz solar e lançam sombras dramáticas, destacando os muitos gestos sutis de design do Droptail.

INTERIOR: A CENTRALIDADE DA MADEIRA

Enquanto o exterior do Rolls-Royce Arcadia Droptail celebra a forma do automóvel, o interior é um reflexo profundamente pessoal da estética individual do cliente, refletindo o estilo que eles criaram em suas residências e espaços comerciais em todo o mundo. A paleta de cores e o tratamento de materiais do Arcadia Droptail foram concebidos para ser uma declaração verdadeiramente pessoal e instantaneamente reconhecível como uma assinatura pessoal do cliente comissionador.

O desenvolvimento da madeira foi fundamental para o interior do Arcadia Droptail e o foco do cliente, cujas expectativas muito específicas se concentravam na textura, grão, cor e riqueza do próprio material. O cliente compartilhou muitos exemplos de preferências e inspiração em arquitetura, residências e carros clássicos, para orientar designers e especialistas em materiais da Rolls-Royce Coachbuild.

O Santos Straight Grain acabou por ser selecionado como a afirmação mais moderna, com base em sua rica textura e intriga visual, derivada de seu padrão de grãos único e entrelaçado.

Usar esta madeira de alta densidade no interior do Droptail representou um desafio significativo para os artesãos da marca. Santos Straight Grain tem um dos melhores tipos de grãos de todas as espécies de madeira usadas em um Rolls-Royce – se não for manuseado com o maior cuidado, ele rasga facilmente quando usinado e ‘checa’ (uma rachadura que aparece paralela à fibra) durante o processo de secagem.

Apesar dos desafios de trabalhar com este material delicado, o Santos Straight Grain é usado em todo o Droptail, incluindo a secção aerodinamicamente funcional do deck traseiro, onde o grão do folheado de poros abertos é colocado em um ângulo perfeito de 55°. Para alcançar uma composição perfeita sobre geometria complexa, os artesãos da Rolls-Royce usaram um total de 233 peças de madeira em todo o Arcadia Droptail, com 76 peças aplicadas somente no deck traseiro.

Dado que o Arcadia Droptail será utilizado internacionalmente, incluindo alguns climas tropicais, foi dada atenção específica ao desenvolvimento de um sistema de proteção e processo de teste para as superfícies exteriores de madeira. Os revestimentos utilizados em super iates foram inicialmente considerados, mas rejeitados, uma vez que requerem manutenção e reaplicação regulares. Em vez disso, foi desenvolvida uma laca personalizada que requer apenas uma aplicação durante a vida útil do automóvel.

Para validar este revestimento, os especialistas da Rolls-Royce conceberam um protocolo de teste exclusivo em que as peças folheadas foram submetidas a um ciclo de punição dentro de uma máquina especializada que simulava condições climáticas globais extremas. Isso envolveu pulverizar amostras de madeira com água de forma intermitente, entre os períodos em que as deixava secar no escuro e as expunha ao calor e à luz forte.

Isto foi repetido durante 1.000 horas em 18 amostras diferentes antes que os especialistas da marca ficassem satisfeitos com a resistência das peças. No total, as peças de madeira e o revestimento protetor exigiram mais de 8.000 horas de desenvolvimento.

INTERIOR: UM ESTUDO EM BRANCO

O interior em couro é acabado em duas tonalidades inteiramente personalizadas, com o nome do cliente e reservadas exclusivamente para seu uso. A cor principal do couro é Bespoke White, dando continuidade ao tema da pintura exterior, enquanto o couro contrastante é Bespoke bege, desenvolvido para complementar perfeitamente a madeira selecionada.

O interior também inclui o requintado painel xale que une todos os quatro carros Droptail e é a maior secção contínua de madeira já vista em um carro Rolls-Royce. No Arcadia Droptail, ele é feito no mesmo folheado de poros abertos Santos Straight Grain do deck traseiro, combinado no mesmo ângulo de 55°, com listras de formato individual que correm perfeitamente nos revestimentos das portas.

Ferramentas CAD foram usadas para mapear o posicionamento de cada peça de madeira e, embora pareça ter sido construído a partir de apenas duas secções espelhadas de folheado, este painel sozinho é composto por 40 secções, cada uma mapeada digitalmente antes de ser fixada no automóvel.

A aplicação de madeira nas curvaturas complexas do interior do Droptail exigiu que os engenheiros da Rolls-Royce desenvolvessem uma subestrutura totalmente nova para vários componentes. A geometria dramática do painel de instrumentos, dos revestimentos das portas e do apoio de braços central em consola tinha de ser incrivelmente rígida para garantir a estabilidade das peças de madeira depois de colocadas no lugar.

Os engenheiros recorreram a técnicas de camadas de fibra de carbono utilizadas nas corridas de Fórmula 1 para desenvolver uma base incrivelmente rígida sobre a qual a madeira pudesse ser aplicada, garantindo que permanecesse segura independentemente dos extremos dinâmicos que o automóvel experimentava.

RELÓGIO SOB MEDIDA: UM INSTRUMENTO DE PRECISÃO

O painel frontal revestido de Santos Straight Grain incorpora um relógio concebido e desenvolvido por designers e artesãos da Rolls-Royce Coachbuild. Esta expressão da alta relojoaria é o mostrador de relógio Rolls-Royce mais complexo já criado: a montagem por si só foi um processo de cinco meses, que foi precedido por mais de dois anos de desenvolvimento.

O relógio incorpora um requintado padrão geométrico guilloché em metal bruto com 119 facetas. Este é um aceno simbólico à herança da marca; já que o cliente viu pela primeira vez uma prévia do automóvel no final de 2023 – ano em que a Rolls-Royce celebrou seu aniversário de 119 anos.

O mostrador do relógio especialmente projetado também inclui ponteiros parcialmente polidos e parcialmente escovados e 12 “terços” – ou marcadores de horas – cada um com apenas 0,1 mm de espessura. Para garantir a legibilidade do relógio, os especialistas deram a cada terço uma ponte de preenchimento e os pintaram à mão usando uma câmara capaz de ampliar uma imagem em até 100x.

Embora muitos métodos de alta relojoaria tenham sido usados ​​para desenvolver o relógio, os padrões de teste e validação na Rolls-Royce são mais elevados do que os do mundo relojoeiro. Isto exigiu que os especialistas da marca recorressem a uma ampla paleta de materiais. Por exemplo, em vez de anodizar o marcador de minutos do relógio, prática comum na fabricação de relógios, ele recebe um revestimento cerâmico escolhido por sua estabilidade ao longo do tempo e também por seus méritos estéticos. Pequenas áreas do revestimento foram gravadas a laser para revelar o acabamento espelhado do material de alumínio abaixo dele. Como todas as peças do relógio, incluindo o monograma “duplo R” personalizado, elas foram usinadas individualmente a partir de tarugos sólidos de aço inoxidável e polidas à mão antes da montagem.

Os temas do relógio são emparelhados com os mostradores dos instrumentos, compartilhando materiais, técnicas e execução. Eles apresentam o mesmo padrão guilloché repetido, bem como detalhes escovados e polidos e inserções em branco fosco, lembrando a paleta de cores do automóvel.

DECLARAÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA COSMOPOLITAN

Refletindo o estilo de vida internacional do cliente, o automóvel é especificado com volante à esquerda para facilitar seu uso em todo o mundo. Esta dimensão internacional foi tão importante para o cliente que o comissionou que o Coachbuild Collective queria que eles experimentassem o automóvel em vários locais ao redor do mundo antes de ser construído. Os projetistas da Coachbuild usaram o ‘holodeck’ da marca para facilitar isso – um ambiente virtual 3D exclusivo no qual o cliente usa um headset avançado de realidade virtual (VR) para visualizar o automóvel como ele apareceria em locais específicos ao redor do mundo.

ARCADIA DROPTAIL: UM ESPAÇO ELEGANTE NO DROPTAIL CANON

Embora cada cliente da Rolls-Royce seja diferente, cada um deles compartilha uma poderosa força de convicção, e os requisitos desse indivíduo foram claramente definidos desde o início. No entanto, traduzir estas sensibilidades complexas e altamente pessoais num design coerente e funcional foi o produto de um trabalho significativo. Foi aqui que o processo Coachbuild, com o seu investimento de tempo sem precedentes – mais de quatro anos no total – e o relacionamento excecionalmente próximo entre o cliente e a marca, rendeu dividendos incalculáveis.

Os designers da Coachbuild investiram muitos meses examinando e interrogando os gostos do cliente em tudo, desde roupas e móveis até alimentação e destinos de viagem. A partir disso definiram e codificaram uma estética enraizada na verdade e experiência do cliente; um retrato objetivo do seu mundo interno e exterior, apoiado pela certeza e autoridade do discernimento, compreensão e julgamento profissional da própria equipa de design. Outros membros da família, nomeadamente a filha do cliente, também se envolvem no processo. Quando o projeto final ficou pronto, toda a família do cliente foi convidada para revisá-lo: todos concordaram que ele capturava perfeitamente a estética e o caráter do cliente.

O cliente obteve enorme prazer em ter seus gostos e identidade tão claramente racionalizados e projetados nele. Na verdade, o processo revelou que o cliente tinha uma visão muito mais moderna do que imaginava, definida pela leveza, pela utilização de materiais naturais e por uma clara paixão pela precisão. Desde então, Arcadia Droptail tornou-se um ponto de referência para encomendas de clientes de outras casas e arquitetos de luxo.

Esta expressão única do Rolls-Royce Droptail reflete a confiança, a clareza de visão e o relacionamento de longo prazo deste cliente notável com a Rolls-Royce Motor Cars. Seu significado reside tanto em sua execução requintadamente mínima quanto na habilidade única dos designers da Rolls-Royce Coachbuild em capturar a sensibilidade e a alma de um indivíduo.

Ler Mais