ROC ganham aliado tecnológico para combater branqueamento e financiamento do terrorismo
Os Revisores Oficiais de Contas (ROC) membros da Ordem passam a dispor de uma ferramenta para combater de forma mais eficaz o Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo (BCFT).
O software, desenvolvido pela tecnológica portuguesa PEPData, permite identificar entidades e indivíduos que foram alvo de sanções, bem como Pessoas Politicamente Expostas e outras referidas na Lei de Prevenção ao BCFT.
Para além de desburocratizar e simplificar processos, a plataforma permite a elaboração dos relatórios devidos pelos auditores.
Ao estabelecer esta parceria com a PEPData, a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) procura dar cumprimento à Lei n.º 83/2017(58/2020) e ao Regulamento 2/2020 da CMVM.
Sublinhando, desde logo, que se trata de “um marco importante, já que é a primeira parceria que estabelecemos com um Regulador”, Filipe Cruz, CEO da PEPData, esclarece que com esta plataforma “estamos a apoiar as empresas portuguesas no cumprimento da lei e a permitir que estas estejam na linha da frente dos países europeus na prevenção e combate ao branqueamento de capitais”.
O acesso à plataforma será feito no zona reservada ao ROC, no site da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.